Uma aposentada de 74 anos foi mais vítima de um golpe no aplicativo Whats'App em Ourinhos, nesta segunda-feira, 22. Uma amiga que teve o aplicativo clonado e a mulher acabou depositando R$1.730,00 na conta do bandido, achando que era para a amiga.
Aposentada contou que recebeu uma mensagem da tal amiga (que na verdade é do bandido) que estava sem bateria no celular e que o banco já estava fechado e pediu para a aposentada fazer a transferência para uma conta o que foi feito.
A mulher ainda quase perdeu R$12.130,00, após o falsário lhe dizer que havia depositado o dinheiro na conta dela sem querer. O bandido, através de outro número do Whats'App enviou um comprovante de transferência em nome de Érica Santos de Jesus. Porém o golpe foi evitado, depois que o filho da aposentada a alertou.
Tome cuidado para não clonarem o seu Whats'App:
O golpe começa em plataformas como o OLX e o Mercado Livre, que costumam pedir um número de telefone para os interessados em anunciar determinado produto no site. Os criminosos pegam o número de telefone e mandam mensagens à vítima, dizendo que é necessário enviar um código de confirmação que chegará via SMS para terminar o cadastro.
A questão é que esse código é, na verdade, o autenticador de duas etapas do WhatsApp da vítima, a última peça necessária para o golpista clonar a conta. Assim que a clonagem acontece, a vítima perde acesso ao aplicativo, que passa a ser controlado pelo criminoso, que entra em contato com amigos e familiares da vítima para pedir dinheiro.
Como o processo acontece de forma muito rápida, usuários desatentos acabam acreditando na história.





