Avião de pequeno porte cai no interior do Amazonas

Todas as 14 pessoas que estavam a bordo morreram.
Compartilhe:

Um avião de pequeno porte caiu no interior do Amazonas. Todas as 14 pessoas que estavam a bordo morreram. A Força Aérea Brasileira investiga o caso.

Moradores próximos do aeroporto de Barcelos foram os primeiros a chegar no local. Alguns ajudaram a retirar os corpos. Não houve sobreviventes: 12 passageiros, mais o piloto e co-piloto, morreram.

Segundo informações do governo do Amazonas, a aeronave saiu de Manaus por volta de 12h com destino a Barcelos, distante cerca de 400 quilômetros. Uma viagem de aproximadamente duas horas. Os passageiros eram turistas que iriam fazer pesca esportiva.

Imagens gravadas por moradores mostram que chovia forte no momento do acidente, o que segundo a Defesa Civil pode ter sido um dos fatores responsáveis pelo acidente.

"Nós não temos detalhes. Eu tenho alguns relatos. Não quero contaminar a investigação, mas o que tem de relatos é que a aeronave teria pousado no meio da pista e não teve pista suficiente para frear", diz Cel Vinícius Almeida, secretário de Segurança Pública do Amazonas.

"O aeroporto de Barcelos está com todas as condições previstas em lei, adequadas para receber voos do porte do avião que sofreu o acidente", completa Edson de Paula Rodrigues, prefeito de Barcelos.

Os corpos foram levados para o ginásio de Barcelos.

O governo do Amazonas informou que uma aeronave vai partir de Manaus neste domingo (17) para Barcelos buscar os corpos. Eles serão trazidos à capital para ser entregues às famílias.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a situação a aeronave era regular. A Manaus Aerotáxi, empresa dona do avião, lamentou o acidente - disse que a aeronave e a tripulação atendiam às exigências, e que está comprometida em esclarecer os detalhes do caso.

Vídeos mostram pescadores embarcando em avião que caiu no interior do Amazonas

Gilcresio Salvador Medeiros, de 73 anos, conhecido como Gil, era proprietário de uma pousada localizada no Lago Serra da Mesa, no município de Niquelândia, em Goiás. Segundo familiares, ele costumava viajar para a região do acidente sempre que o trabalho permitia.

O empresário era muito amigo de Euri Paulo dos Santos e Roland Montenegro Costa, que também morreram no acidente. Segundo Bethânia, Euri, que é empresário em Belo Horizonte, e Gil eram amigos há décadas. Doutor Roland, como era conhecido o outro pescador, era médico e atuava como cirurgião-geral.

Em vídeos publicados por amigos e grupos de pescaria nas redes sociais, Gil e os outros pescadores aparecem embarcando no avião e, em seguida, dentro da aeronave. O clima parece amistoso e eles brincam que a o avião parece "uma lata de sardinha" pelo tamanho compacto.

Translado dos corpos

Os corpos ficarão no auditório de uma escola, porque a cidade não conta com estrutura de câmaras frias em um Instituto Médico Legal. Uma equipe da Força Aérea, com peritos e um delegado, irá na manhã deste domingo até o local da ocorrência para começar a apuração das causas do acidente. Todos os aspectos serão abordados, desde o funcionamento da aeronave até o comprimento da pista, o vento e as condições climáticas da hora da queda.

A identificação das vitimas será feita por meio das digitais, mas não estão descartados outros exames, como o da arcada dentária. O governo do Amazonas recebeu da empresa de táxi aéreo uma lista com os nomes dos passageiros que, em tese, embarcaram na aeronave, mas só divulgará oficialmente a identidade das vítimas após a finalização do trabalho da polícia científica.

⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.