Avião monomotor faz pouso forçado na BR-101 em Garuva (SC); ninguém ficou ferido

Compartilhe:
Um avião monomotor precisou realizar um pouso forçado na BR-101, na altura do quilômetro 15, em Garuva, no Norte de Santa Catarina, na manhã deste sábado, 5. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o incidente ocorreu por volta das 11h50 e envolveu uma aeronave de pequeno porte com dois ocupantes: o piloto e o proprietário. Ninguém se feriu.

Vídeos gravados por motoristas mostram o momento em que o avião pousa em meio aos carros e caminhões na pista sentido Porto Alegre (RS), sem colidir com nenhum veículo. Segundo a PRF, a aeronave havia decolado do aeroclube de Guaramirim e tinha o mesmo local como destino, mas uma pane no motor obrigou o piloto a realizar a manobra de emergência.

O avião, modelo Pelican 500 BR, parou no acostamento da rodovia e, às 12h40, foi removido da pista com a ajuda de equipes da concessionária Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho. As faixas foram liberadas e o tráfego seguiu normalmente.

Técnicos especializados foram acionados para avaliar a aeronave, que, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), possui certificado de aeronavegabilidade em situação normal. As asas foram removidas para permitir o transporte por terra até o destino final. Às 16h10, a equipe aguardava o caminhão responsável pela remoção.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi questionada sobre a possibilidade de investigação do caso, mas ainda não obteve resposta até a última atualização.