Biografia inédita resgata a vida de Nho Pai, compositor de “Beijinho Doce”, em lançamento na Expo Paraguaçu

Compartilhe:
A trajetória de João Alves dos Santos, o Nho Pai, compositor de “Beijinho Doce” — clássico eternizado pelas Irmãs Galvão — acaba de ganhar seu primeiro registro em livro. A biografia, escrita pelos jornalistas Ramon Barbosa Franco e Ana Carolina Santiago, foi tema de reportagem publicada no g1 e será lançada neste sábado (27), às 19h, na Expo Paraguaçu, em Paraguaçu Paulista (SP).

A obra, intitulada “Nho Pai, o poeta de Beijinho Doce”, reúne documentos, relatos e histórias inéditas sobre o músico que marcou a história da música sertaneja. O projeto foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc.

Segundo Ramon, em entrevista ao g1, a pesquisa revelou detalhes pouco conhecidos da vida do artista:
“Até então não havia nada escrito sobre ele. Existiam apenas artigos soltos, mas não uma síntese da história dele. Nós descobrimos em Paraguaçu um morador que conviveu com Nho Pai, está com 99 anos, seu Orlandinho do Esporte.”

ua Nho Pai em Paraguaçu Paulista (SP) — Foto: Ramon Franco/Divulgação

Militar, circense e pastor
Nascido em 1912, quando Paraguaçu ainda era distrito de Conceição de Monte Alegre, Nho Pai começou a compor durante o período em que serviu o Exército na fronteira com o Paraguai. Foi nesse contato que desenvolveu o rasqueado, estilo que mistura polca e guarânia paraguaias com ritmos brasileiros.

De volta ao interior paulista, tornou-se dono de circo, promovendo artistas que mais tarde se tornariam referência da música caipira, como Léo e Léo e Jacó e Jacózinho. No auge da carreira, em 1965, abandonou a vida artística para se dedicar ao evangelho, fundando uma igreja em Marília (SP). Faleceu em 1988, já como pastor.


Igreja Presbiteriana fundada por Nho Pai em Marília (SP) — Foto: Ramon Franco/Divulgação

Entre as descobertas inéditas da pesquisa, está a revelação de que Nho Pai, embora sempre lembrado como sepultado em Paraguaçu Paulista, na verdade está enterrado em São Paulo capital.

Lançamento solidário
O livro será vendido por R$ 30, e toda a renda será revertida para a campanha “Salve Felipe”, que arrecada fundos para o tratamento de um menino de Paraguaçu Paulista diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne.

O lançamento ocorre na Tenda da Associação dos Escritores de Paraguaçu, durante a Expo Paraguaçu, reforçando a importância de resgatar a memória cultural da cidade ao mesmo tempo em que mobiliza solidariedade para uma causa social.


Biografia conta a história de Nho Pai, poeta do clássico sertanejo ‘Beijinho Doce’ — Foto: Ramon Franco/Divulgação