O Corpo de Bombeiros de Ourinhos foi acionado, na tarde deste domingo, 26, para combater um incêndio no “Lixão de Ourinhos”, localizado na estrada da Guaraiúva, atrás do Aeroporto Municipal. O incêndio, que teria se iniciado por volta das 13h30, foi controlado por volta das 14h30, quando as labaredas já estavam bem mais baixas.
O fogo se deu de forma espontânea, por causa do sol e a combustão natural que existe no local. O fogo tomou conta de boa parte do aterro e o vento ajudou a alastrar o incêndio.
O trabalho de combate teve auxílio de um caminhão pipa da SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), além de tratores da autarquia, usados para remexer a montanha de lixo.

Caminhão do Corpo de Bombeiros combatendo as chamas no Lixão de Ourinhos (Foto: Laperuta)
De acordo com a Cetesb, o aterro não tem licença e opera acima da capacidade. A SAE, porém, conseguiu na Justiça uma decisão liminar para continuar usando o lixão.
CTO
A Prefeitura de Ourinhos informou recentemente que está finalizando a construção da CTO (Central de Transbordo de Lixo) de Ourinhos, que está em fase final de elaboração o processo que orientará a licitação para construção de escritório, guarita, sanitários e a instalação de cobertura metálica que abrigará toda área operacional.

Foto: Divulgação
Simultaneamente às obras que completam as instalações da Central de Transbordo, a Prefeitura através da Secretaria de Obras, fará melhorias na Estrada do Pinho, a via que dá acesso à CTO, para facilitar o tráfego dos veículos de transporte de lixo.
Localizada em área rural distante de áreas urbanizadas do município, a CTO terá capacidade para comportar diariamente, no fosso receptor de armazenamento temporário de resíduos, toneladas de lixo recolhidas diariamente na cidade.
Na plataforma da CTO vai ocorrer a transferência do lixo, dos caminhões para as carretas que transportarão o lixo para um aterro sanitário devidamente licenciado.
Queima irregular de galhos
Moradores da região reclamam que a Prefeitura de Ourinhos realiza, ao lado no “Lixão”, à beira da estrada, a queima irregular de galhos. No local também está sendo depositado materiais inservíveis, que ficam expostos. Confira imagens abaixo:












