Brasil se prepara para queda brusca de temperaturas com avanço de frente fria; em Ourinhos temperatura diminui na próxima semana

Compartilhe:
Depois de um mês de calor intenso, o Brasil se prepara para uma queda significativa nas temperaturas nos próximos dias. Segundo a Climatempo, uma nova e forte frente fria avançará pelo país a partir desta sexta-feira, 24, trazendo chuva e frio especialmente para os estados do Centro-Sul.

Desde o dia 10 de maio, uma série de frentes frias tem passado pelo Brasil, enfraquecendo um bloqueio atmosférico que estava instalado desde 22 de abril. Esse bloqueio impedia a entrada de sistemas de baixa pressão, mantendo o clima quente e seco. Agora, com o deslocamento do sistema de alta pressão para o oceano, o país retorna a uma condição mais normal, permitindo que frentes frias avancem do Sul para outras regiões.

Tempo em Ourinhos





 
Avanço da frente fria

A nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, deslocando-se rapidamente pelo Sul. Ainda nesta sexta-feira, o sistema atingirá o Sudeste, passando por São Paulo e Espírito Santo no sábado (25). A massa de ar polar associada à frente fria trará chuvas e temperaturas baixas para todos os estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste.

De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, as baixas temperaturas previstas para o fim de semana são resultado da combinação de chuva persistente, céu encoberto e forte atuação do ar polar.
 
Chuvas intensas no Sul

Com a passagem da nova frente fria, as chuvas retornarão ao Sul do país. Nesta sexta-feira, o tempo deve ficar muito instável na região, com chuvas previstas para todo o estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico laranja, indicando perigo devido às tempestades, com possibilidade de acumulados de até 100 milímetros de chuva no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, e ventos que podem chegar a 100 km/h.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou para o alto risco de enchentes nas mesorregiões Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre. Em áreas próximas à Lagoa dos Patos, os acumulados podem chegar a 150 milímetros até o final da sexta-feira, o que agrava a situação considerando o nível já elevado dos rios da região. Há também um alto risco de deslizamentos na Serra Gaúcha e regiões metropolitanas de Porto Alegre.
 
Queda de temperaturas no Sudeste

O avanço da frente fria para o Sudeste deve causar uma queda brusca nas temperaturas. Em São Paulo, a máxima esperada para esta sexta-feira ainda é elevada, em torno de 31°C, mas no fim de semana as temperaturas podem cair até 15 graus. As máximas não devem passar dos 18°C no sábado e 16°C no domingo, com possibilidade de recorde de frio para 2024, superando a marca atual de 14,2°C.

No Rio de Janeiro, a queda de temperatura também será acentuada. A máxima prevista para sexta-feira é de 35°C, enquanto no domingo deve ficar em torno de 23°C.

Essa mudança climática repentina destaca a necessidade de atenção aos alertas meteorológicos e medidas de precaução, especialmente nas áreas mais afetadas pelas chuvas e possíveis desastres naturais.