Buracos em ponte na Raposo Tavares ganham repercussão e DER informa que fará licitação para realizar os reparos

Departamento de Estradas de Rodagem informou também que não detectou danos estruturais na ponte.
Compartilhe:

Após viralizar o vídeo que mostra grandes buracos nos pilares de sustentação da Ponte Jurumirim, em Piraju (SP) (59 km de Ourinhos), o assunto ganhou grande repercussão e hoje (12) foi capa do jornal O Estado de S. Paulo, que conseguiu o retorno dos órgãos responsáveis, como o DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem) e ouviu especialistas.

De acordo com o DER, será feita uma licitação para realizar os reparos, mas não houve danos estruturais na ponte, no trecho que fica no quilômetro 297 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). O DER informou que realizou vistoria no local, inclusive subaquática, que servirão para a confecção do processo licitatório para iniciar as obras de reparo.

Ainda segundo a matéria do Estadão, o Ministério Público de São Paulo também acompanha o caso e recebeu as imagens do local, na última segunda-feira, 10, para que a Promotoria de Justiça de Piraju, tome as eventuais providências.

O jornal ouviu especialistas que disseram que a ponte precisa passar por obras de recuperação ou reforço, mas dados disponíveis até o momento, não apontam que a estrutura esteja necessariamente preste a ruir. Porém, de acordo com um dos especialistas, a avaliação técnica é necessária em diferentes pontos da ponte para identificar a demanda por reforço ou recuperação. Para ele a situação é de risco e ações devem ser tomadas a curto prazo. Quem for fazer a inspeção vai avaliar a urgência.

Pelas imagens, o concreto pode ter passado por um processo erosivo, causado pela água. Também é preciso analisar se a parte superior segue segura para o tráfego, ou se é preciso fazer alguma restrição, como proibição temporário de veículos pesados, ou limitação das faixas disponíveis, entre outros.

 Caminhoneiros ouvidos pelo jornal, destacaram que percebeu que a estrutura da ponte balança muito quando caminhão passa carregado. Além disso as juntas estão com saliências e causam sacolejo nos veículos.

Outra ponte na SP-270, mas no km 314, também está com problemas estruturais. O DER informou que também vistoriou o local e não constou situação de risco. (relembre o vídeo que viralizou abaixo)