Casal estrangeiro e bebê morrem após carro ser arrastado pela enxurrada durante forte chuva em SC

Compartilhe:
Um casal de estrangeiros e a filha de cinco meses morreram após o carro em que estavam ser arrastado pela enxurrada durante as fortes chuvas que atingiram Palhoça, na Grande Florianópolis, na terça-feira (9). As vítimas foram identificadas como Mackendy Bernard, de 32 anos, natural do Haiti, e Michelaine Francique, da República Dominicana. A idade da mãe não foi informada. A cidade registrou 137,2 mm de chuva em apenas 12 horas, tornando-se uma das mais atingidas do estado.


O local em que o carro foi encontrado é embaixo do Contorno Viário da Grande Florianópolis. — Foto: Rafaela Cardoso/NSC TV

O acidente aconteceu no bairro São Sebastião, onde a família havia se mudado recentemente. Um vídeo registrado por Elisabete Alves de Jesus mostra o momento em que a Land Rover é levada pela correnteza. A autora da gravação descreveu a cena como “desesperadora”. Segundo ela, após ver outro carro parado aguardando a água baixar, acreditou que Mackendy faria o mesmo — mas o veículo avançou e foi arrastado imediatamente.

“Vi os dois entrando no veículo e pensei que iam esperar a água baixar. Quando ele entrou, a água já levou o carro. Eu gritava, chamava, mas não respondeu”, relatou Elisabete, que disse não saber que havia uma bebê no veículo. Ela também destacou a ausência de guard-rail na via, o que deixou a área ainda mais perigosa.

Mackendy e Michelaine eram corretores de imóveis e administravam imobiliárias na região. Nas redes sociais, compartilhavam conquistas profissionais e momentos ao lado da filha. Em nota, a empresa da qual faziam parte lamentou o ocorrido e anunciou a suspensão temporária das atividades “em respeito ao momento de luto”.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que o tempo deve permanecer instável até esta quarta-feira (10), com risco de temporais, alagamentos e ventos que podem chegar a 80 km/h. O órgão reforça orientações de segurança para situações de mau tempo:
  • Não atravesse ruas alagadas ou áreas submersas;
  • Evite dirigir em locais com acúmulo de água;
  • Em caso de alagamento, não tenha contato com a água;
  • Evite caminhar ou pedalar na orla se houver ondas atingindo a pista;
  • Busque abrigo durante ventos fortes;
  • Procure locais longe de janelas, árvores, placas, postes e objetos que possam ser arremessados.
Os telefones de emergência são 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).