Cidade da região confirma em um dia 8 casos positivos de coronavírus e total sobe para 16

Um dos pacientes que estava internado morreu no hospital. Cidade tem o maior número de confirmações no centro-oeste paulista. Dentre os casos positivos, há cinco profissionais de saúde.
Compartilhe:

 

O secretário de saúde de Botucatu (SP) (183 km de Ourinhos), André Spadaro, confirmou na noite de segunda-feira (6) mais oito casos positivos de Covid-19 na cidade. Com isso sobe para 16 os casos confirmados na cidade, o maior número de registros positivos no centro-oeste paulista.

Um deles, um homem de 70 anos, morreu na noite de segunda-feira. Ele estava internado há cerca de 10 dias no Hospital das Clínicas e o resultado positivo do seu teste saiu no final de semana. Outros três casos positivos estão internados no HC e quarto recebeu alta.

Ainda entre os casos positivos, cinco estão em um hospital particular da cidade e outros cinco são profissionais da saúde, mas o secretário não especificou se estão internados ou isolamento social.

A cidade não contabiliza mais os casos suspeitos e no último balanço constavam 50 pessoas sendo monitoradas. No boletim do HC, o hospital informou que 18 pacientes aguardam o resultado dos exames, são portanto considerados casos suspeitos.

Os casos foram confirmados através de testes realizados pelo hemocentro do Hospital das Clínicas (HC). Os testes fazem parte de um convênio que prevê a realização de 20 mil testes pelo Laboratório de Biologia Molecular.

O hemocentro foi credenciado pelo Adolfo Lutz para realizar os exames, portanto as confirmações não precisam de contraprova. A prefeitura também descartou a morte por suspeita de coronavírus que era investigada no município.

Ao todo, o centro-oeste paulista contabiliza 38 casos confirmados de coronavírus, sendo que dois aguardam contraprova do Adolfo Lutz em Lins e Bariri e três evoluíram para óbito, além 35 mortes suspeitas e mais de 770 casos suspeitos, até as 7h30 desta terça-feira (7).

Transmissão comunitária

Parte dos casos que deram positivo para Covid-19 em Botucatu é de pacientes residentes no município. Pelo menos dois desses pacientes não deixaram o estado ou têm histórico de viagem ao exterior antes de apresentarem os sintomas. Além disso, eles não tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus.

Por isso, o secretário de Saúde, André Spadaro informou que a transmissão comunitária já ocorre em Botucatu e reforçou a necessidade das medidas de isolamento social. O secretario reforça ainda que se medidas não forem tomados os casos devem dobrar a cada três dias.