Cidade suspende vacinação contra Covid-19 após diretor da Santa Casa supostamente furar a fila

Após reunião vacinação foi retomada, mas caso será investigado.
Compartilhe:

A Prefeitura de Tupã (SP) (170 km de Ourinhos) suspendeu no início da tarde desta quinta-feira. 21, o processo de vacinação contra a Covid-19 que teve início ontem (20), um dia após a cidade receber seu primeiro lote com 1.480 doses da CoronaVac. As informações são do site G1.

O motivo da suspensão foi uma postagem em uma rede social mostrando um diretor integrante da irmandade que administra a Santa Casa sendo vacinado e festejando o feito.

A polêmica surgiu porque dirigentes de hospitais não estariam classificados como “profissionais da saúde na linha de frente do combate à Covid-19” que integram o grupo prioritário para receber as doses desse lote inicial.

Por telefone, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou ao site G1 a suspensão e disse que uma reunião com todas as autoridades envolvidas no processo de vacinação foi convocada para a tarde desta quinta-feira para redefinição das estratégias da imunização.

Em nota, após a reunião, a prefeitura informou que, depois de uma averiguação, a vacinação no posto instalado na Santa Casa que havia sido interrompida temporariamente foi retomada no meio da tarde e que "não houve irregularidades" no episódio.

Apesar do posicionamento das autoridades, a Promotoria de Justiça de Tupã, que também recebeu a denúncia, pediu a instauração de um inquérito policial para investigar o caso.

Por telefone, Valdo Pereira, de 52 anos, que aparece na foto sendo vacinado e segurando uma carteira de vacinação, disse à reportagem do G1 que há 17 anos é voluntário da irmandade que administra a Santa Casa, que também é diretor no hospital, e que não “furou a fila” da vacinação.

“Recebi uma convocação pelo grupo da diretoria da Santa Casa de que todos os funcionários e diretores deviam ir para a fila se imunizar. Faço de tudo no hospital, circulo por todas as alas levando e buscando documentos, resolvendo problemas, e tendo contato com as pessoas. Jamais tiraria uma dose de vacina de alguém e só fui [vacinar] porque fui convocado”, disse Valdo Pereira.

O diretor disse ainda que a postagem foi feita por seu filho após receber a foto no grupo da família. Para ele, a polêmica teria sido lançada nas redes sociais por adversários políticos da cidade – Valdo foi candidato a vereador pelo PSL, mas não se elegeu em novembro do ano passado.

Por telefone, a assessoria da Santa Casa de Tupã informou que o diretor vacinado frequenta o ambiente hospitalar e também corre risco de se infectar com a Covid-19.

As informações foram são do site G1*