Coleta de lixo é suspensa após decisão do TCE e causa acúmulo de resíduos em bairros de Avaré

Compartilhe:
Alguns bairros de Avaré (SP) estão sem coleta de lixo desde a última sexta-feira, 6, após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) suspender a licitação firmada entre a prefeitura e a empresa responsável pelo serviço. A situação tem causado acúmulo de resíduos em vias públicas, como no bairro Braz 1, onde moradores registraram sacos de lixo acumulados em frente às residências.

Em nota, a Prefeitura de Avaré informou que os pagamentos aos trabalhadores da coleta estão em dia e explicou que a suspensão ocorreu após o TCE-SP determinar ajustes técnicos no processo licitatório realizado no dia 2 de fevereiro. Diante da interrupção, o município realizou um processo emergencial para garantir a continuidade do serviço.

Segundo a administração municipal, o trâmite emergencial foi concluído na sexta-feira, 6, e a empresa Pass Ambiental – Serviços Ambientais foi contratada por apresentar o menor preço global. A nova empresa já iniciou o processo de mobilização e deve retomar a coleta de lixo normalmente a partir desta terça-feira, 10.

Até o momento, o Tribunal de Contas não se manifestou sobre os problemas identificados na licitação que levaram à suspensão do contrato.