Com 1306 casos confirmados, Ourinhos aguarda exame para confirmar 2ª morte por dengue no ano

Mulher de 32 anos faleceu nesta quinta-feira, 28, na Santa Casa de Ourinhos. O hospital aguarda o resultado do exame que foi encaminhado Instituto Adolfo Lutz.
Compartilhe:

 

Ourinhos pode confirmar a segunda morte por dengue neste ano de 2020 (a primeira morte foi confirmada em abril relembre clique aqui). Trata-se do óbito de uma mulher de iniciais J. P., de 32 anos, que faleceu nesta quinta-feira, 28, na Santa Casa de Misericórdia Ourinhos. O hospital emitiu uma nota sobre a morte da paciente na tarde desta sexta-feira, 29 e informa que aguarda pelo resultado do exame encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar a causa. Confira:

“A Santa Casa de Ourinhos informa que registrou a morte de uma paciente com suspeita de dengue. O hospital aguarda o resultado do exame coletado e encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz”, diz a nota.

Porém, familiares da mulher que foi sepultada nesta sexta-feira, 29, afirmam que não restam dúvidas de que ela estava com dengue.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Vigilância Epidemiológica, Ourinhos confirmou até esta sexta-feira, 29, 1306 casos, sendo que o número de notificados é de quase o dobro.

A Prefeitura de Ourinhos alega que a maior culpada pelo alto número de casos é a população, que não estaria fazendo o “dever de casa”, não eliminando os focos do mosquito Ades Aegypt, transmissor da doença. Entretanto há quem diga que faltam ações mais contundentes do poder executivo para eliminar de vez os focos na cidade, como mutirões de limpeza escassos e nenhuma aplicação de fumacê nos bairros com mais casos.

 

Na Câmara Municipal

Na última sessão na Câmara Municipal de Ourinhos, nesta terça-feira, 26, o vereador Flávio Luis Ambrozim “Flavinho do Açougue” a apresentar o Requerimento nº1023/2020, que pede informações sobre as medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura para conter o avanço da Dengue.

Segundo pronunciamento do parlamentar durante a 17ª Sessão Ordinária, realizada na última terça-feira (26), Ourinhos registra praticamente 1500 casos de Dengue. “São os números oficiais e com essa situação de coronavírus, muitas pessoas acabam não procurando o serviço de saúde, por isso, acredito que o número de casos de Dengue é muito maior”

Flavinho relatou que não percebe nenhuma ação efetiva da Prefeitura no combate à Dengue. “Fazem mutirões, mas logo param, não há uma ação contínua para realmente acabar com essa situação que estamos passando”.

O vereador mostrou na Tribuna áudios com pronunciamentos do Prefeito Lucas Pocay quando era vereador. “Ele dizia que não é normal pegar Dengue, que deveria cortar cargos de confiança e hoje a Prefeitura somado cargos mais função de confiança são 600 e a população enfrentando essa situação de Dengue. Dispensam cargos e recontratam as mesas pessoas”.

Por fim, Flavinho ressaltou que o Prefeito pode fazer as ações que falava na Tribuna da Câmara. “São 1500 casos de Dengue, hoje ele tem a caneta na mão e pode fazer o que falava de cortar na carne, de diminuir cargos em comissão. A população vem sofrendo por essa falta de comando e irresponsabilidade do Prefeito”.