O último final de semana em Ourinhos foi marcado pela realização de diversos eventos musicais, com a presença expressiva de pessoas, com registro de aglomeração e autuações por parte da Vigilância Sanitária, responsável pela fiscalização do decreto de prevenção contra a Covid-19 na cidade.
O Passando a Régua recebeu a informação de que pelo menos quatro locais foram autuados, dois no sábado, 19, e dois no domingo, 20.
No sábado (19) as polêmicas ficaram por conta de um evento em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, organizado pelo Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ourinhos e região, onde foi verificada a aglomeração de pessoas. Lembrando que também foi feita no local, uma denúncia com relação a justiça eleitoral.
Também no sábado (19), um evento realizado no Espaço Bar Pica-Pau, teve o registro de aglomeração, além de uma confusão nas proximidades que foi registrada em um vídeo, que acabou viralizando nas redes sociais (clique e relembre).
O dono do local, o empresário Reinaldo Gaiquer, mais conhecido como ‘Pica-Pau”, disse que foi realizado em seu salão, um evento musical denominado “Encontro de MC’s”, que teria se encerrado à meia noite, madrugada deste domingo (20) e a briga foi depois do fim do evento. Pica-Pau também mostrou ao Passando a Régua todas as licenças necessárias para funcionar.
Já no domingo, 20, dois locais foram alvos de fiscalizações feitas pela Prefeitura. Ambos tiveram apresentações de pagode. O primeiro local chamado “Golden” e o segundo conhecido como “Beco da Bola”.
O Passando a Régua entrou em contato com a Vigilância Sanitária e obteve a informação de que a fiscalização verificou nos dois locais deste domingo (20) a aglomeração de pessoas, porém a diferença é que no “Golden” não era a primeira autuação e que o estabelecimento não teria apresentado algumas licenças e alvarás e por este motivo, o evento teve que ser interrompido.
Já no “Beco da Bola”, a fiscalização observou a aglomeração de pessoas, mas como não era reincidente, o evento não precisou ser interrompido, mas terá que se adequar se quiser realizar outros eventos.

Nas redes sociais circulam imagens de pessoas sem máscaras no Beco da Bola (Fotos: Arquivo Pessoal)
A Vigilância Sanitária também salienta que, baladas e shows musicais não estão liberados pela Prefeitura de Ourinhos, apenas música ao vivo em bares, restaurantes e similares, sem aglomeração de pessoas, que precisam estar sentadas, usando máscaras, com distanciamento social e a lotação do estabelecimento não pode ultrapassar 40% da sua capacidade.
O Passando a Régua não conseguiu falar com os proprietários dos estabelecimentos “Golden” e “Beco da Bola” sobre as fiscalizações, mas deixa o espaço reservado para as manifestações de ambos sobre o caso.




