A construção do Centro de Convivência do Idoso (CCI) em Ourinhos, projeto liderado pela Prefeitura Municipal, já está em andamento. Em poucos meses, um prédio completamente novo será entregue à comunidade, localizado em uma área de aproximadamente 200 m² entre as ruas Waichi Miwa e Júlio Mori, no Jardim Ouro Verde.
Os secretários Caio Lima (Governo) e Viviane Barros (Assistência e Desenvolvimento Social), juntamente com o vereador Éder Mota, estiveram no local das obras para acompanhar o andamento dos trabalhos. O CCI beneficiará uma parcela significativa da população que necessita de atenção por parte do poder público.
"O CCI tem como objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos, oferecendo uma ampla variedade de atividades e serviços para que eles saiam de suas casas, previnam doenças, realizem atividades voltadas para a saúde e tenham suas demandas atendidas. É uma forma de prevenir a institucionalização, oferecendo cuidados extras para que os idosos passem o dia e tenham uma alimentação adequada", explica Viviane.
Caio Lima ressalta o crescimento contínuo da população idosa e a atenção da Prefeitura às necessidades presentes e futuras da cidade:
"Essa é mais uma conquista inédita de nossa gestão, que trabalha incansavelmente pela inclusão e pelo cuidado com os idosos. Este espaço adequado trará grandes benefícios. Gostaria também de agradecer ao vereador Éder, que nos ajudou a viabilizar esses recursos junto ao Governo do Estado", complementa.
Caio Lima, Eder Mota e Viviane Barros (Foto: Divulgação)
SOBRE O ESPAÇO
O Centro de Convivência do Idoso será mais um serviço oferecido pela Assistência Social às pessoas com mais de 60 anos de idade, com o objetivo de melhorar a sociabilidade dos idosos, reduzindo e prevenindo situações de isolamento social e institucionalização, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária. O impacto social esperado é um processo de envelhecimento ativo, saudável e independente.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e contará com uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. Serão oferecidas diversas atividades aos idosos, como aulas de informática, atividades físicas e esportivas, dança, entre outras, de acordo com a demanda, além de grupos de apoio.
O acesso ao Centro de Convivência ocorrerá por meio da procura espontânea do próprio idoso ou de sua família no local do serviço, por encaminhamento da rede socioassistencial referenciada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou por demanda de outras políticas públicas que atendam idosos em situação de vulnerabilidade ou risco social.
As informações foram fornecidas pela Prefeitura de Ourinhos.