A Comissão Municipal de Trânsito de Ourinhos se reuniu na última terça-feira (22), às 14h35, na sala de reuniões da Prefeitura, para discutir e deliberar sobre importantes mudanças no trânsito da cidade. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Licenciamento, da Secretaria de Segurança Pública (secretário Alexandre E. C. Ledo), da Polícia Militar, da empresa AVOA e outros integrantes da comissão, com ausência de representantes do DETRAN/SP e da LAMBO.
A reunião teve início com a leitura do regimento interno, seguida da eleição para escolha da nova presidência da comissão. Carlos Augusto de Camargo Pasqual foi eleito presidente e Dimerson Guilmo ficou com a função de secretário.
Entre os primeiros temas discutidos, esteve o processo de pagamento do subsídio ao transporte público municipal. A secretária Andreia Santina Capato explicou que, sem o apoio financeiro da Prefeitura, as tarifas teriam um custo inviável para os usuários. O pagamento do subsídio foi aprovado por unanimidade, com exceção de Luciano Lúcio de Carvalho, que se absteve da votação. Atualmente a Prefeitura paga R$400 mil por mês para CCO/Avoa.
Em relação às mudanças viárias, a comissão aprovou diversas alterações:
A reunião teve início com a leitura do regimento interno, seguida da eleição para escolha da nova presidência da comissão. Carlos Augusto de Camargo Pasqual foi eleito presidente e Dimerson Guilmo ficou com a função de secretário.
Entre os primeiros temas discutidos, esteve o processo de pagamento do subsídio ao transporte público municipal. A secretária Andreia Santina Capato explicou que, sem o apoio financeiro da Prefeitura, as tarifas teriam um custo inviável para os usuários. O pagamento do subsídio foi aprovado por unanimidade, com exceção de Luciano Lúcio de Carvalho, que se absteve da votação. Atualmente a Prefeitura paga R$400 mil por mês para CCO/Avoa.
Em relação às mudanças viárias, a comissão aprovou diversas alterações:
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Cruzamento da Rua dos Expedicionários com a Rua São Paulo: será permitido a conversão livre à direita, no sentido centro-bairro. A empresa AVOA se comprometeu a realizar uma simulação com um ônibus no local para ajustes técnicos, e um laudo técnico será providenciado pela Secretaria.

O cruzamento das Ruas Dos Expedicionários X Rua São Paulo, se tornando mão livre para conversão à direita, sentido centro/bairro, em discussão ficou afirmado que a empresa AVOA se propôs em levar o veículo ônibus para simular o trajeto, tirando todas as dúvidas necessárias e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Mobilidade e Licenciamento irá providenciar o laudo técnico para próxima reunião
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Rua Rio de Janeiro: terá sentido único no trecho entre a rotatória da Avenida Gastão Vidigal (próxima à Drogasil) e a Avenida Getúlio Vargas (praça), no sentido centro-bairro. A alteração foi aprovada por unanimidade.

Rua Rio de Janeiro, com mão única no trecho entre a rotatória da Avenida Gastão Vidigal (Drogasil) até Avenida Getúlio Vargas (praça), no sentido centro/bairro essa demanda foi aprovada por unanimidade.
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Retorno na Avenida Getúlio Vargas (cruzamento com a Avenida Domingos Carmelingo Caló, próximo ao supermercado Dia a Dia): a reinstalação do retorno foi aprovada por unanimidade.

Terá o retorno do canteiro da Avenida Getúlio Vargas (no cruzamento com a Avenida Domingos Camerlingo Caló) próximo ao mercado Dia a Dia e foi feita a votação e aprovado por unanimidade
Outros temas levantados para próximas discussões incluíram:
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Cruzamento da Rua Ataliba Leonel com Rua Silva Jardim: foi solicitado estudo para melhorias no fluxo de caminhões longos, que geram engarrafamentos no local.

O Secretário Adjunto de Segurança Pública, o Sr. Harrison Alves Ferreira, solicitou para próxima reunião sobre os cruzamentos da Rua Ataliba Leonel com a Rua Silva Jardim, muitos caminhões longos têm acesso a Rua Ataliba Leonel com a Rua Joaquim de Azevedo, trazendo engarrafamento entre essas ruas.
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Final da Rua Cambará com Rua Professora Josefa Cubas da Silva (próximo à linha férrea da Cohab): sugerida alteração para mão única, aguardando laudo técnico.

A Comissão Municipal de Trânsito trouxe para ser discutido, o final da Rua Cambara com Rua Professora Josefa Cubas da Silva, próximo a travessia da linha férrea da Cohab, para alteração de mão única, porém a comissão pediu para que seja realizado um laudo técnico sobre as alterações.
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Rua Maria P. Pelegrino (em frente ao CAIC): proposta de mão única também ficou condicionada a um estudo técnico.

Foi colocado em discussão a Rua Maria P. Pelegrino, para se tornar mão única no sentido centro/bairro, no quarteirão do CAIC, houve várias sugestões e a Comissão Municipal de Trânsito, optou pela realização de um laudo técnico.
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Rua Lourenço Jorge: aprovada alteração para mão única no trecho entre a Escola Municipal Professor Francisco Dias Negrão até a Rua Eduardo Peres, e entre o semáforo até a altura da Rua Eduardo Peres, nº 1346 (próxima à pracinha), no sentido centro-bairro.

Rua Lourenço Jorge, vai se tornar mão única, no sentido Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Dias Negrão até a Rua Eduardo Peres e trazendo para discussão no mesmo instante para se tornar mão única nos sentidos Rua Eduardo Peres do semáforo até na Rua Eduardo Peres nº1346 na pracinha (centro/bairro), aprovado por unanimidade.
Por fim, foi aberto debate sobre a padronização dos semáforos de acordo com os modelos homologados pelo CONTRAN. A discussão foi adiada para a próxima reunião, onde também será convidado o responsável técnico pela manutenção dos semáforos, o senhor Paulo.
A Comissão Municipal de Trânsito deve se reunir novamente nas próximas semanas para dar continuidade às deliberações e analisar os laudos técnicos necessários para efetivar as alterações no tráfego urbano.
A Comissão Municipal de Trânsito deve se reunir novamente nas próximas semanas para dar continuidade às deliberações e analisar os laudos técnicos necessários para efetivar as alterações no tráfego urbano.





