Comunidade Escolar da EE Prof.ª Justina de Oliveira Gonçalves em Ourinhos decide em abril se vai adotar modelo de escola cívico-militar ainda em 2025

Compartilhe:
A Escola Estadual Professora Justina de Oliveira Gonçalves, localizada na Rua Fernando Sanches, 140, na Vila São Francisco, em Ourinhos (SP), está em processo de consulta pública para definir a adoção do modelo de escola cívico-militar ainda em 2025. A votação, que encerra a primeira chamada no dia 9 de abril e terá uma nova chamada do dia 15 a 17 do mesmo mês, é aberta à comunidade escolar, incluindo pais ou responsáveis por alunos menores de 16 anos, estudantes a partir dessa idade, familiares, professores e demais profissionais da equipe da escola.

Segundo informações apuradas pelo Passando a Régua, até o momento, mais de 70% dos votantes manifestaram apoio à implantação do modelo cívico-militar. No entanto, a participação da comunidade escolar ainda não atingiu o quórum mínimo necessário de 51% do total de integrantes, registrando apenas 45% de adesão.

Os pais podem procurar a direção da escola e votar a favor, ou contra a adoção do novo modelo.

Denúncia de Vereador Contra Professores
Durante a última sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, o vereador Gil Carvalho (PL) denunciou que professores estariam disseminando informações falsas para persuadir alunos e familiares a votarem contra a mudança. Segundo ele, haveria uma campanha alegando que o modelo cívico-militar transformaria os alunos em militares, doutrinados e marginalizaria estudantes da periferia. Carvalho afirmou que pretende investigar a situação e tomar providências para garantir um processo de votação livre de influências indevidas.


Consulta Pública e Escolas Interessadas
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicou, ainda em 2024, um edital permitindo que comunidades escolares se manifestassem sobre a implementação do modelo cívico-militar na rede pública estadual. Das escolas que demonstraram interesse inicialmente, restam apenas 70 no estado concorrendo a essa modalidade. Na região de Ourinhos, a Escola Estadual Professora Justina de Oliveira Gonçalves é a única instituição que pode adotar o novo modelo de ensino.

Currículo e Processo Seletivo
As escolas cívico-militares manterão o Currículo Paulista, desenvolvido pela Seduc-SP. A secretaria também será responsável pelo processo de seleção dos monitores e pela formação dos professores. Além disso, a Secretaria da Segurança Pública participará do processo seletivo e das atividades extracurriculares, emitindo declarações sobre o comportamento e antecedentes criminais ou administrativos dos candidatos a monitores.

Investimento e Implementação
O investimento destinado às escolas cívico-militares será equivalente ao das unidades regulares, com previsão de R$ 7,2 milhões para a contratação de monitores. A meta é estabelecer 100 escolas cívico-militares em todo o estado, iniciando o projeto em 2025 com 45 unidades. O objetivo é monitorar de perto a implementação e avaliar a possibilidade de expansão nos anos seguintes.

A definição do futuro da Escola Estadual Professora Justina de Oliveira Gonçalves está nas mãos da comunidade escolar, cuja participação é essencial para a tomada de decisão sobre a adesão ao novo modelo de ensino.