Concessão dos serviços de água e esgoto de Ourinhos começa em novembro com investimentos e redução de tarifas

Secretário explica que já de imediato haverá a redução no valor cobrado pelo serviço de esgoto, que atualmente é de 70% em relação ao valor cobrado pela água e agora será de 50% em relação ao valor de água, até que seja concluída e entregue a nova estação de tratamento de esgoto.
Compartilhe:
A partir de novembro, a empresa Ourinhos Saneamentos assumirá a concessão dos serviços de água e esgoto do município de Ourinhos. O secretário de Meio Ambiente, Maurício Amorosini, destacou as principais vantagens dessa transição, conforme previsto no contrato de concessão. Entre os benefícios, estão os investimentos iniciais e uma redução imediata nas tarifas de água e esgoto. Confira o vídeo abaixo. 

Nos primeiros três anos de operação, serão investidos R$ 73 milhões, incluindo a construção de uma nova e moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Esta estação resolverá o problema do despejo de esgoto in natura no Rio Paranapanema e em áreas de Proteção Permanente (APP), que atualmente sofrem com vazamentos de efluentes.

Além disso, haverá um foco significativo na redução das perdas de água tratada, que hoje ultrapassam 60%. Para melhorar a distribuição, Ourinhos Saneamentos planeja modernizar o sistema e diminuir os desperdícios.
A empresa também promete avanços no atendimento ao público. Um novo ponto de atendimento será aberto na Av. Altino Arantes, 888, com serviços mais rápidos e eficientes. O atendimento será presencial de segunda a sexta-feira, e um sistema 24 horas funcionará por telefone e WhatsApp, incluindo finais de semana. A execução de consertos nas redes de água e esgoto também será agilizada, com operações durante os fins de semana e redução dos prazos para a realização dos serviços.

Nova estrutura tarifária
A transição trará mudanças positivas para os usuários, como a redução da tarifa de esgoto, que atualmente corresponde a 70% do valor da água. Com a concessão, essa taxa cairá para 50%, até que a nova ETE seja entregue.

Além disso, será criada a Tarifa Social, que beneficiará famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, garantindo descontos significativos na conta de água. O benefício será concedido conforme a Lei nº 14.898, e aplicará uma tarifa reduzida para as residências cadastradas.

Essas medidas, segundo o secretário Maurício Amorosini, representam um grande avanço para a cidade, trazendo melhorias ao saneamento básico e atendendo às necessidades dos moradores com mais eficiência e qualidade.