Conclave segue sem definição de novo papa, mas fumaça branca ainda pode surgir nesta quinta-feira

Compartilhe:
A eleição do novo papa segue em andamento no Vaticano e pode ser definida ainda nesta quinta-feira, 8, apesar dos atrasos registrados nas primeiras rodadas de votação. A fumaça da chaminé da Capela Sistina — tradicional sinal para os fiéis sobre o resultado das votações — saiu com cerca de duas horas de atraso na quarta-feira (7), frustrando expectativas de um anúncio mais ágil.

Na manhã desta quinta-feira, a segunda rodada de votação também demorou mais do que nos conclaves anteriores, realizados em 2013 e 2005. Ainda assim, a expectativa da Igreja Católica é de que o novo pontífice possa ser anunciado até o fim do dia, após duas novas votações que ocorrerão à tarde.

Conforme o cronograma do conclave, a terceira rodada de votação deve ocorrer por volta de 12h30 (horário de Brasília). Caso haja consenso entre os cardeais, a fumaça branca sairá da Capela Sistina, sinalizando a escolha do novo papa. Caso contrário, não haverá sinal algum nesse horário. Uma quarta e última votação do dia está prevista para às 14h, e, se novamente não houver definição, será expelida fumaça preta, indicando a necessidade de nova rodada no dia seguinte.

O cardeal decano Giovanni Battista Re, de 91 anos, expressou confiança de que o novo papa será escolhido ainda hoje. Embora tradicionalmente responsável por celebrar o conclave, Battista Re foi substituído nesta edição por conta da idade avançada, sendo representado pelo cardeal Pietro Parolin. “Espero que, ao retornar a Roma nesta noite, já encontre a fumaça branca”, afirmou. “Estou particularmente feliz por estar aqui no início do conclave, para que o Espírito Santo possa soprar com força e assim seja eleito o papa de que a Igreja e o mundo de hoje precisam.”

A primeira votação, na quarta-feira, levou cerca de três horas para ser concluída após o fechamento das portas da Capela Sistina. Foi o tempo mais longo entre os três últimos conclaves. Fontes próximas ao processo indicam que o atraso pode ter sido causado por uma pregação que antecedeu a votação e teria se estendido além do previsto. Além disso, grande parte dos 133 cardeais com direito a voto participa de um conclave pela primeira vez, o que pode ter influenciado a lentidão.

Cerca de 45 mil fiéis se reuniram na Praça São Pedro na noite de quarta-feira, aguardando ansiosamente por qualquer sinal da Capela Sistina. O processo começou após a tradicional missa Pro Eligendo Romano Pontifice, celebrada publicamente na Basílica de São Pedro.

A expectativa global se intensifica à medida que a Igreja Católica se aproxima do momento decisivo para a escolha de seu novo líder espiritual.