Correios alertam sobre novo golpe contra consumidores de compras online

Compartilhe:
Os Correios emitiram um alerta sobre um novo golpe que tem atingido consumidores que realizam compras pela internet. O esquema envolve o envio de mensagens fraudulentas informando que o pacote da vítima está retido e só será liberado mediante o pagamento de uma taxa.

A porteira Pérola Paloma Batista quase foi vítima desse golpe. Ansiosa pela chegada de uma encomenda, ela recebeu uma mensagem no celular com o aviso de que o pacote estava retido. Os golpistas solicitaram que ela fizesse um pagamento para liberar a entrega. Foi seu namorado, Jean Carlos da Silva, quem desconfiou da mensagem e a aconselhou a não fazer o pagamento. "Falei: ‘Não envia não, que pode ser golpe’", relatou Jean. Pérola seguiu o conselho e ignorou a mensagem. "Eu realmente imaginei que minha encomenda estava retida e eu ia fazer um Pix", disse ela.

O golpe se torna ainda mais perigoso porque os criminosos enviam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e o número do pedido, o que pode enganar até os consumidores mais atentos. Mesmo quem não fez compras internacionais tem recebido essas tentativas de golpe.

Esse tipo de mensagem tem se espalhado pelo Brasil. Para evitar cair nessa fraude, é recomendado que os consumidores usem a tecnologia disponível para rastrear suas encomendas com segurança. O aplicativo dos Correios e o site oficial da empresa são ferramentas seguras para verificar o status das entregas. No site, há um alerta em destaque, incluindo um vídeo que explica como os golpistas atuam, utilizando links que direcionam a vítima para páginas falsas da empresa, onde solicitam pagamentos.


Correios emitem alerta para novo golpe que envolve compras feitas pela internet — Foto: Reprodução/TV Globo

Os Correios afirmaram que, ao identificar o golpe, notificaram a Polícia Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo. Até o momento, não há evidências de que a base de dados da empresa tenha sido violada.

A Receita Federal também orienta os consumidores a verificarem possíveis taxações diretamente no site oficial dos Correios, especialmente em compras internacionais. Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, explicou que no site existe a seção "minhas importações", onde é possível verificar se há algum tributo a ser pago.

O advogado Paulo Crosara alerta que os golpistas estão cometendo o crime de estelionato e orienta que quem cair no golpe deve entrar em contato com o banco imediatamente. "É preciso acionar um protocolo chamado 'mecanismo especial de devolução', que permite ao banco entrar em contato com a instituição financeira para onde o dinheiro foi enviado e bloquear o valor. Eles têm sete dias para analisar o caso e, se for confirmado que o PIX foi suspeito, o valor é devolvido", explica Crosara.