Criador de pássaros é multado por suspeita de adulteração de anilhas na região

Compartilhe:

Um criador amador de pássaros foi multado nesta terça-feira, 8, por suspeita de manter em cativeiro aves de espécies silvestres com as anilhas de identificação dos animais adulteradas ou falsificadas, em Pompeia (SP) (128 km de Ourinhos).

Segundo a Polícia Ambiental, o flagrante aconteceu no bairro São Luiz, onde foram constatadas adulterações em anilhas de quatro aves, das espécies trinca-ferro, azulão e tico-tico.

Em Pompeia, policiais encontraram anilhas com lacre de segurança rompido — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Ainda de acordo com a Ambiental, duas anilhas estavam com o lacre de segurança rompido e outra constava como bloqueada no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), além de apresentar indícios de falsificação.

Pelas infrações, o criador foi autuado em R$ 2 mil. As aves foram apreendidas e ficaram depositadas com o infrator, aguardando perícia.

Anilha lixada

Criador de Oriente é suspeito de lixar a anilha de um pássaro que ele mantinha em cativeiro — Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

Em outra ocorrência do tipo, um criador de Oriente (SP), que fica ao lado de Pompeia e Marília, também foi autuado por suspeita de adulteração em anilhas.

Policiais encontraram um pássaro da espécie azulão com anilha apresentando sinais de lixamento na parte interna, o que indica adulteração.

O criador foi multado em R$ 500 e o pássaro foi apreendido e depositado com o próprio infrator.

Com informações do site G1