Curso de Geografia da UNESP de Ourinhos não terá vestibular em 2021

Porém o curso não será suspenso, pois conta com mais de 200 alunos, em cinco turmas no diurno e cinco turmas no noturno.
Compartilhe:

De acordo diretor do Campus da Unesp de Ourinhos, professor Edson Luís Piroli, o curso de Geografia não terá vestibular em 2021 para ingresso de novos alunos, mas mantém normalmente suas atividades, já que conta com mais de 200 alunos, em cinco turmas no diurno e cinco turmas no noturno.

Ainda segundo Piroli, ele não recebeu ainda a confirmação oficial, mas a suspensão do vestibular foi aprovada pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária) e “isso está definido”, disse.

“A justificativa é que nos últimos anos temos tido pouca procura pelo nosso curso no vestibular, poucas matrículas daqueles que passam e ainda altas taxas de evasão de alunos matriculados.

Além disso, a UNESP oferece o Curso de Geografia em mais duas cidades (Rio Claro e Presidente Prudente), onde a procura também tem sido baixa”, finalizou.

Com isso, depois de 17 anos, será a primeira vez que o curso de Geografia de Ourinhos ficará fora de um vestibular da UNESP.

Mas o diretor acredita, que para 2022, o curso pode voltar a ter vestibular.

Ainda segundo Piroli, “todas as licenciaturas no Brasil inteiro têm reduzido o número de candidatos. Em São Paulo, muitos cursos de Geografia foram abertos nas instituições particulares. Inclusive em EAD. Então aumentaram as vagas e reduziram os interessados.

E a UNESP tem o curso em três cidades, com turmas diurnas e noturnas. Então dá seis entradas anuais.

Se comparar com a USP e com a Unicamp, por exemplo, ambas têm somente uma entrada anual. A UNESP tem muito mais vagas. Por isso também há a dispersão de candidatos nas 3 cidades e nas 6 turmas novas anuais”.


O Campus de Ourinhos tem 14 docentes, 90 vagas, mais de 50 servidores e mais de 200 alunos.

Em 2008 o curso de Geografia foi o 2º melhor do Brasil no ENADE. Em 2018 o 5º melhor do Brasil. Hoje é o melhor em aproveitamento do aluno do Brasil. Com 8 laboratórios. Equipamentos de ponta.

Recentemente o Piroli informou que buscou apoio junto à Unesp. “Temos obtido apenas apoios verbais. Precisamos de recursos humanos e financeiro. A Prefeitura não cumpriu o que estava no convênio municipal.

Conversamos com um deputado que prometeu fazer uma emenda parlamentar para fazer ampliação de mais um curso. Não veio recursos estaduais também”, destacou na época.

Vestibular Unesp

De acordo com a VUNESP, as provas da 1ª fase serão aplicadas em 30 e 31 de janeiro e 2ª fase acontecerá em 28 de fevereiro de 2021. As novas datas não coincidem com os vestibulares da USP e da Unicamp, que também anunciaram alterações no calendário em virtude da Covid-19.

"O adiamento foi necessário em razão da pandemia de Covid-19. O resultado final do Vestibular Unesp 2021 agora está previsto para ser divulgado em 19 de março do ano que vem", informou a Vunesp.

Além de adiar as datas, a Vunesp também decidiu, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd), realizar a 1ª fase em dois dias, em vez de repetir o modelo de dia único dos anos anteriores. Serão duas provas de conhecimento gerais equivalentes em termos de conteúdo e dificuldade. Uma será aplicada aos candidatos da área de Biológicas e outra aos candidatos das áreas de Humanidades e Exatas.

"Neste modelo para o Vestibular 2021 da Unesp, os candidatos seguirão fazendo um só dia de prova na 1ª fase, mas serão divididos em dois grupos diferentes para minimizar os efeitos de aglomeração nos locais de prova", disse a universidade.

Apesar das mudanças, a 1ª fase do Vestibular da Unesp segue no mesmo formato dos anos anteriores, com 90 questões de múltipla escolha. Os detalhes sobre a data de inícios das inscrições, as provas da 2ª fase, agora em um só dia, e sobre a possibilidade de aproveitamento das notas do Enem no Vestibular da Unesp ainda serão definidos nos colegiados da universidade nas próximas semanas, informou a Unesp.

"A primeira fase em dois dias é uma medida extraordinária exclusivamente em razão da pandemia de Covid-19. Não é que o Vestibular da Unesp será sempre assim", diz o superintendente acadêmico da Vunesp, professor Renato Eugênio da Silva Diniz.

Outras informações sobre o início das inscrições para o vestibular da Unesp serão publicadas na página da Vunesp na internet.

 

Vestibular Unesp 2021:

  • Provas da 1ª fase: dias 30 e 31 de janeiro de 2021;
  • Provas de 2ª fase: 28 de fevereiro de 2021;
  • Primeira lista de aprovados: 19 de março de 2021.