Definido o caminho do Brasil na Copa de 2026: Seleção estreia contra o Marrocos no Grupo C

Sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira, 5, colocou a Seleção Brasileira ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. Mundial terá formato inédito com 48 seleções e três países-sede.
Compartilhe:
A Fifa definiu, em sorteio realizado nesta sexta-feira em Washington (EUA), os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026. O Brasil, cabeça de chave, caiu no Grupo C e já conhece seus primeiros adversários na busca pelo hexacampeonato: Marrocos, Haiti e Escócia.

A estreia da Seleção Brasileira está marcada para o dia 13 de junho (sábado), contra a equipe marroquina. Na sequência, o Brasil enfrenta o Haiti no dia 19 (sexta-feira) e encerra a participação na primeira fase contra a Escócia, no dia 24 (quarta-feira).

Os jogos da Seleção acontecerão em cidades do Leste dos Estados Unidos. As sedes prováveis incluem Atlanta, Boston, Miami, Nova York/Nova Jersey e Filadélfia, mas a tabela oficial com horários e locais exatos será divulgada pela Fifa apenas neste sábado, às 14h (de Brasília).


Cruzamentos previstos na tabela da Copa do Mundo 2026 — Foto: Divulgação/Fifa

O caminho para o mata-mata
Caso confirme o favoritismo e avance em primeiro lugar no Grupo C, o Brasil enfrentará na fase seguinte o segundo colocado do Grupo F. Este grupo promete ser um dos mais equilibrados, contando com Holanda, Japão, Tunísia e uma seleção vinda da repescagem europeia (que pode ser Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).

Copa Gigante: Novo formato
A edição de 2026 entra para a história como a maior de todos os tempos. Pela primeira vez, o Mundial será disputado por 48 seleções e terá três países-sede: Estados Unidos, Canadá e México.

A primeira fase terá 12 grupos com quatro seleções cada. Classificam-se para o mata-mata os dois primeiros de cada chave, além dos oito melhores terceiros colocados.

A partida de abertura será no dia 11 de junho, no histórico Estádio Azteca, na Cidade do México, reeditando o jogo de abertura de 2010 entre México e África do Sul. Já a grande final está marcada para o dia 19 de julho, no Estádio MetLife, em New Jersey.

Confira como ficaram os grupos da Copa de 2026:
  • GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
  • GRUPO B: Canadá, Repescagem Europa A (Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia), Catar e Suíça;
  • GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
  • GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
  • GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
  • GRUPO F: Holanda, Japão, Repescagem Europa B (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
  • GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
  • GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
  • GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
  • GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
  • GRUPO K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia), Uzbequistão e Colômbia;
  • GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
Vagas em aberto
O sorteio ocorreu com 42 seleções confirmadas. As seis vagas restantes serão definidas apenas em março de 2026, através das repescagens europeias e intercontinentais.