Foram divulgadas novas informações sobre a concessão da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) no trecho entre Ourinhos e Itapetininga, que integra o chamado Lote Paranapanema. O contrato prevê a instalação de pórticos de pedágio eletrônico, com início da cobrança programado para o segundo semestre de 2026.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), o sistema será proporcional à distância percorrida e isento para motocicletas. Os valores devem variar entre R$ 3,02 e R$ 8,67, com descontos para usuários frequentes que utilizarem tag eletrônica. Atualmente, não há cobrança nesse trecho, que ainda é administrado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
O Lote Paranapanema foi leiloado em 5 de setembro, em São Paulo, e teve como vencedora a empresa Infra BR V Missouri Holding, do grupo Pátria, que ofereceu um desconto de 11,6% sobre a contraprestação pública máxima. O pacote contempla 285 quilômetros de rodovias, abrangendo 13 municípios, incluindo Ourinhos, Chavantes, Ipaussu, Canitar, Bernardino de Campos, Piraju e Tejupá.
Obras e investimentos
O contrato prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões ao longo de 30 anos. Entre as melhorias estão:
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), o sistema será proporcional à distância percorrida e isento para motocicletas. Os valores devem variar entre R$ 3,02 e R$ 8,67, com descontos para usuários frequentes que utilizarem tag eletrônica. Atualmente, não há cobrança nesse trecho, que ainda é administrado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
O Lote Paranapanema foi leiloado em 5 de setembro, em São Paulo, e teve como vencedora a empresa Infra BR V Missouri Holding, do grupo Pátria, que ofereceu um desconto de 11,6% sobre a contraprestação pública máxima. O pacote contempla 285 quilômetros de rodovias, abrangendo 13 municípios, incluindo Ourinhos, Chavantes, Ipaussu, Canitar, Bernardino de Campos, Piraju e Tejupá.
Obras e investimentos
O contrato prevê investimentos de R$ 5,8 bilhões ao longo de 30 anos. Entre as melhorias estão:
- Duplicação de 147 km de rodovias;
- 29 novas passarelas;
- 84 paradas de ônibus;
- 56 km de acostamentos;
- 13 km de marginais;
- 15 dispositivos de desnível e 39 em nível.
Também está prevista a implantação de sistemas modernos de segurança, com câmeras, painéis de mensagens, conectividade e a aplicação do método europeu iRap (International Road Assessment Programme), que classifica rodovias de acordo com o nível de segurança e orienta investimentos para reduzir riscos a motoristas, ciclistas e pedestres.
Impacto regional
Com a concessão, o governo estadual prevê a consolidação de um novo corredor logístico para o agronegócio, ligando o interior paulista e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos, como alternativa à Rodovia Castello Branco (SP-280).
Situação em outras regiões
Na região de Sorocaba, três novos pórticos de pedágio já começam a operar a partir de 1º de outubro de 2025, nos municípios de São Roque (km 48 – R$ 5,05), Alumínio (km 83 – R$ 4,95) e Araçoiaba da Serra (km 111 – R$ 4,20). O modelo também será eletrônico, sem cabines físicas, com pagamento via aplicativo, PIX ou cartão.
Os motoristas que utilizarem o sistema eletrônico terão desconto de até 20% e motociclistas seguem isentos.

Impacto regional
Com a concessão, o governo estadual prevê a consolidação de um novo corredor logístico para o agronegócio, ligando o interior paulista e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos, como alternativa à Rodovia Castello Branco (SP-280).
Situação em outras regiões
Na região de Sorocaba, três novos pórticos de pedágio já começam a operar a partir de 1º de outubro de 2025, nos municípios de São Roque (km 48 – R$ 5,05), Alumínio (km 83 – R$ 4,95) e Araçoiaba da Serra (km 111 – R$ 4,20). O modelo também será eletrônico, sem cabines físicas, com pagamento via aplicativo, PIX ou cartão.
Os motoristas que utilizarem o sistema eletrônico terão desconto de até 20% e motociclistas seguem isentos.






