Dois adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas em Ourinhos; quase 1 kg de entorpecentes foi apreendido

Compartilhe:
Dois adolescentes, de 15 e 17 anos, foram apreendidos pela Polícia Militar na noite desta terça-feira, 20, em Ourinhos, acusados de tráfico de drogas e associação para o tráfico. A ação ocorreu nas proximidades da Praça da Vila Musa e envolveu equipes da PM, da Força Tática e do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

Segundo o boletim de ocorrência, a abordagem teve início quando os policiais suspeitaram da atitude de E. A. da S., de 17 anos, já conhecido nos meios policiais por denúncias relacionadas ao tráfico no bairro Jardim Itamaraty. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o adolescente, mas os policiais perceberam que ele desviava o olhar para um terreno próximo, na Rua Fernando Sanches.

Durante varredura no local, os policiais encontraram o adolescente G. H. R. B., de 15 anos, escondido no mato. Com ele, foram localizadas 24 porções de uma substância aparentando ser “crack”, além de uma lâmina de gilete. Ao ser questionado, G. afirmou que a droga era sua e que, em sua casa, havia uma pedra de crack guardada em uma gaveta, que ele pretendia fracionar para venda.

E. negou envolvimento, mas diante das denúncias e com sua autorização, os policiais foram até sua residência, onde, com o apoio da prima, realizaram buscas. Atrás de um vaso, no fundo da casa, foi encontrada uma sacola com uma balança de precisão e uma grande quantidade de maconha: 97 porções prontas para venda, oito porções maiores e meio tijolo da droga. E. assumiu ser o responsável pelo material.

Posteriormente, na residência de G., com autorização do avô, os policiais encontraram a pedra de crack mencionada, confirmando a versão do adolescente.

O laudo pericial confirmou a presença das drogas:
  • 882,6g de maconha (THC),
  • 9,37g de crack (cocaína),
  • e 1,71g de maconha adicional.
Ambos os adolescentes foram ouvidos na Delegacia, na presença de suas mães, e tiveram os autos de apreensão lavrados. A Autoridade Policial entendeu que houve a prática de atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/06) e associação para o tráfico (art. 35 da mesma lei). Com base no artigo 173 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi determinada a apreensão dos jovens, que serão encaminhados ao Ministério Público.

A operação mobilizou diversas unidades policiais e contou com o apoio das equipes I-31010, I-31125, CGP 1 e Baep Canil K9.