Dois adolescentes são flagrados com drogas pela Guarda Civil Municipal na Vila Brasil, em Ourinhos

Compartilhe:
Dois adolescentes de 16 anos foram flagrados pela Guarda Civil Municipal de Ourinhos (GCM), na noite desta terça-feira (6), suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. A abordagem ocorreu na Avenida José Marquês de Souza, nas proximidades do número 509, na Vila Brasil.

Segundo o boletim de ocorrência, a equipe da GCM realizava patrulhamento preventivo quando avistou os dois jovens, identificados como A. e V. C. C., em atitude suspeita. Ao notar a aproximação da viatura, V. demonstrou nervosismo, se posicionando atrás de A. e dispensando discretamente uma sacola plástica próxima ao pneu traseiro de uma bicicleta que estava ao lado deles.

Durante a revista pessoal, os guardas encontraram com V. uma pochete contendo R$ 20,75 em dinheiro e um celular. Com A., apenas um aparelho celular foi localizado — nenhum objeto ilícito foi encontrado com ele. No entanto, ao verificarem o local onde a sacola havia sido dispensada, os guardas encontraram 15 pedras de crack, acondicionadas em plástico, totalizando 3,7 gramas de cocaína, conforme confirmou laudo do Instituto de Criminalística (IC nº 164095/2025).

Ambos foram conduzidos ao plantão policial, e o caso foi registrado como ato infracional análogo ao tráfico de entorpecentes (art. 33 da Lei 11.343/06). Em respeito à Lei da Escuta Especializada (Lei nº 13.431/2017), os adolescentes não foram ouvidos formalmente, mas prestaram declarações na presença de seus responsáveis legais.

Durante a apuração, constatou-se que A. se encontra em liberdade assistida e, segundo determinação judicial, não deveria estar na via pública no horário em que foi abordado. Sua mãe compareceu à delegacia e ele foi liberado. Já V. foi apreendido e teve sua irmã como responsável no momento da comunicação formal.

Termos de compromisso foram expedidos aos responsáveis presentes e a investigação seguirá sob responsabilidade das autoridades competentes. A atuação da GCM reforça o combate ao tráfico e à vulnerabilidade de adolescentes no envolvimento com entorpecentes.