Dois casos de meningite bacteriana tipo C são confirmados em Cerqueira César (SP)

Compartilhe:
A Prefeitura de Cerqueira César (SP) confirmou nesta segunda-feira (16) dois casos de meningite bacteriana tipo C no município. Os pacientes, um jovem de 19 anos e um homem de 24, residentes na zona rural, estão internados no Hospital das Clínicas de Botucatu (SP). A data exata da confirmação dos casos ainda não foi divulgada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Misericórdia notificou as suspeitas, o que levou à adoção imediata de medidas de bloqueio sanitário, com o apoio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Botucatu. As ações visam evitar uma possível disseminação da doença, considerada grave e de rápida evolução.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite bacteriana pode ser transmitida por gotículas respiratórias, secreções do nariz e da garganta, e em alguns casos por via fecal-oral. Os sintomas incluem febre alta, dor intensa de cabeça e pescoço, vômitos, mal-estar, rigidez na nuca e manchas vermelhas no corpo. Casos suspeitos devem buscar atendimento médico imediatamente.

O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual informou que acompanha de perto a situação, mantendo contato direto com o município para monitoramento e resposta rápida.

Ainda conforme a prefeitura, todas as pessoas que tiveram contato direto com os infectados já foram identificadas, atendidas e medicadas, seguindo o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Até o momento, não há registro de óbitos relacionados à doença no município.

Como forma de reforço à prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde pretende realizar nesta semana uma reunião com representantes do governo estadual, do Ministério da Saúde e de órgãos de vigilância, para avaliar novas medidas complementares.

A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra a meningite bacteriana. Estão disponíveis gratuitamente pelo SUS as vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente e a pentavalente, especialmente no calendário infantil.