Doria anuncia retirada de exigência do uso de máscara ao ar livre a partir de 11 de dezembro no estado de SP

Compartilhe:

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, em coletiva de imprensa no início da tarde desta quarta-feira, 24, que vai liberar a obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos (rua) a partir do dia 11 dezembro.

O uso continua obrigatório em áreas internas e no transporte público, inclusive dentro das estações e terminas de ônibus.

A proposta foi aprovada pelo Comitê Científico, grupo de especialistas que orientam a gestão de João Doria (PSDB), e ocorre em meio a um crescimento no número de casos no estado.

A média móvel diária de mortes registrada no estado foi de 61 nesta quarta-feira (24). O valor é 34% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta na pandemia. Já a média diária de casos é de 1.289, valor 10% maior do que o de 14 dias, o que aponta tendência de estabilidade.

O estado ainda não atingiu a meta estipulada pela própria gestão estadual de redução de indicadores da pandemia.

No final do mês passado, a gestão estadual havia condicionado a flexibilização aos seguintes indicadores:

  • Vacinação completa de 75% da população
  • Média diária de casos abaixo de 1.100
  • Média diária de mortes abaixo de 50
  • Média diária de internações abaixo de 300
  • Mas nenhum indicador foi alcançado ainda. Os dados desta quarta-feira (24) são:
  • Vacinação completa da população: 74,5%
  • Média diária de casos: 1.289
  • Média diária de mortes: 61
  • Média diária de internações: 318

De acordo com Doria, o estado deve atingir a meta de 75% da população vacinada nesta quinta-feira (25). No entanto, não há nenhuma estimativa de quando as outras metas podem ser atingidas, já que elas dependem de uma queda no ritmo de novos casos, mortes e interações.

Embora a liberação do uso da máscara seja uma orientação para todo o estado, as prefeituras têm autonomia para decidir continuar com a obrigatoriedade por mais tempo.

⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.