Esquema de extorsão no interior de São Paulo é revelado por programa de TV

Compartilhe:

O programa Fantástico, da Rede Globo de TV, expôs um esquema de corrupção envolvendo policiais e agentes públicos em Indaiatuba, interior de São Paulo, em sua edição do último domingo, 31 de março.

De acordo com informações do Ministério Público, o grupo organizado promovia operações policiais, apreendia mercadorias e fabricava ocorrências falsas para exigir o pagamento de propinas milionárias de empresários locais.

Policiais do Primeiro Distrito Policial da cidade foram responsáveis por apreender 23 veículos, documentos e outras mercadorias de concessionárias. Na delegacia, exigiram a quantia de R$ 3 milhões para liberar os empresários. Após negociações, aceitaram R$ 1 milhão, divididos em uma entrada de R$ 500 mil e parcelas semanais de R$ 25 mil.

O esquema foi desvendado através de imagens de câmeras de segurança, que flagraram Fabio Moraes, funcionário da Secretaria Municipal de Assistência Social, envolvido no grupo criminoso, fazendo ameaças aos comerciantes.

Segundo o Ministério Público, 14 pessoas compunham o "gabinete do crime", incluindo policiais, agentes públicos e outros indivíduos. Até o momento, 13 suspeitos estão presos, incluindo Fabio Moraes, e o Ministério Público de São Paulo identificou novas vítimas, solicitando o bloqueio de até R$ 10 milhões das contas de cada investigado.

As defesas dos suspeitos afirmam que irão provar a inocência de seus clientes. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que tomará as medidas cabíveis após a conclusão da investigação, enquanto a Prefeitura de Indaiatuba afirmou que afastou os servidores concursados envolvidos e está demitindo os comissionados. Algumas pessoas envolvidas não quiseram se manifestar, e o advogado de Márcio Pereira Mendes, foragido, não foi localizado para comentar o caso.

⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.