Ex-secretária de Educação de Ourinhos, Professora Maria Tereza, é anunciada como pré-candidata à Prefeitura de Londrina, PR

Compartilhe:

Nesta terça-feira, dia 19, o cenário político de Londrina, no norte do Paraná, foi agitado com o anúncio surpreendente da pré-candidatura à prefeitura da cidade pela ex-secretária de Educação de Ourinhos (SP), Professora Maria Tereza Paschoal de Moraes. A notícia foi divulgada pelo atual prefeito, Marcelo Belinati (PP), que declarou seu apoio à candidatura de Maria Tereza, ressaltando sua trajetória de sete anos como secretária de Educação em Londrina. Confira o vídeo abaixo.

O anúncio foi feito em um evento público, onde Marcelo Belinati destacou a importância histórica dessa candidatura. "Queria dizer para vocês o seguinte, o Progressistas Londrina vai ter candidata a prefeita de nossa cidade. Em 90 anos, Londrina nunca teve uma prefeita", afirmou o prefeito, ao apresentar Maria Tereza como pré-candidata.

Belinati enfatizou o compromisso com a representatividade feminina e com a continuidade das políticas implementadas pela atual administração. "Em homenagem às nossas mulheres, em homenagem aos professores e professoras […] e para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho bonito que tem sido feito pela atual administração, o Partido Progressista terá candidata e será a minha candidata a prefeita", assegurou.

A revelação pegou o meio político de surpresa, uma vez que é a primeira vez que o nome da atual secretária de Educação surge nas discussões de sucessão de Marcelo Belinati. A estratégia da atual gestão é transferir a boa aprovação do prefeito para a pré-candidata. Segundo pesquisa divulgada em dezembro de 2023, aproximadamente 38% dos entrevistados afirmaram que votariam em um candidato apoiado por Belinati.

Maria Tereza Paschoal de Moraes é uma profissional com vasta experiência, sendo professora, advogada e intérprete de Libras. Além disso, possui pós-graduação em Gestão Pública pelo CLP/Harvard/EUA e é Líder RAPS. Anteriormente, ocupou o cargo de secretária de Educação em Ourinhos, durante a gestão da prefeita Belkis Fernandes, entre 2013 e 2016, quando também foi candidata a vice-prefeita na chapa que tinha Toshio Misato como candidato a prefeito, onde saíram derrotados, por Lucas Pocay, que foi eleito e está no cargo até hoje.

Maria Tereza se destacou na Secretaria de Educação em Ourinhos e está desde 2017 em Londrina 

Com essa candidatura inesperada, a corrida eleitoral em Londrina promete ser ainda mais acirrada, com a Professora Maria Tereza Paschoal de Moraes despontando como uma forte concorrente, respaldada pelo apoio do atual prefeito e pela confiança de uma parcela significativa da população local.