Explosão em fábrica de explosivos deixa mortos e desaparecidos no Paraná

Compartilhe:
Uma explosão de grandes proporções atingiu, na madrugada desta terça-feira (12), a Enaex Brasil, fábrica de materiais explosivos localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. O acidente, ocorrido por volta das 5h50, deixou mortos e oito pessoas desaparecidas, segundo confirmou o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

A área da detonação, estimada em 25 metros quadrados, foi completamente isolada pelas equipes de resgate. De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas que estavam fora da zona de explosão sofreram lesões leves e receberam atendimento médico. A empresa, que funciona 24 horas por dia, tinha funcionários no local no momento do incidente.


Câmeras de segurança de residências próximas registraram o estrondo, que foi ouvido e sentido em cidades vizinhas como Piraquara, Colombo, Campina Grande do Sul, Pinhais e Bocaiúva do Sul, chegando até partes de Curitiba. Moradores relataram danos estruturais em casas, comércios e empresas da região.

Segundo a capitã Luisiana, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a explosão ocorreu em um setor que armazenava material explosivo. O impacto gerou focos de incêndio, já controlados pelas equipes. A nuvem de fumaça pôde ser vista a quilômetros de distância.



A Enaex Brasil informou que está apurando as causas do acidente e que a fábrica foi evacuada. O g1 tenta contato com a empresa para mais esclarecimentos. Enquanto isso, as buscas por sobreviventes continuam, com a participação de bombeiros, equipes médicas e policiais.

As autoridades ainda não divulgaram o número exato de mortos nem detalhes sobre as circunstâncias da explosão.