Família reclama de atendimento na UPA de Ourinhos e diz que jovem quase morreu por suposta negligência médica

Compartilhe:

A família de um jovem lavador, de 20 anos, que sofreu um acidente de trânsito, na manhã deste sábado, 2, em Ourinhos, reclamou do atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Ourinhos). Segundo familiares do jovem, ele poderia ter morrido por suposta negligência médica. Após sofrer uma perfuração no pulmão, o lavador foi dispensado para casa sem realizar os exames e procedimentos indispensáveis, o que deixou o jovem em estado crítico.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na CPJ (Central de Polícia Judiciária de Ourinhos), o acidente aconteceu por volta das 11h, na Rua Arnaldo da Silva, no Jardim Oriental. O jovem conduzia um carro VW/Voyage, preto, com placas de Ourinhos e bateu na traseira de um outro veículo não identificado no boletim. Familiares contaram que após o acidente, o jovem fez um acordo com o motorista do outro veículo, que anotou os seus dados e deixou o local, sem chamar a polícia. Porém o lavador começou a sentir dores no tórax. As dores foram se intensificando e já por volta das 17h um tio o levou até a UPA. Já na unidade hospitalar, o rapaz foi atendido, ministraram uma medicação na veia e o colocaram em observação. Durante este tempo que estava na UPA, após receber a tal medicação, o seu pescoço teria começado a inchar e as dores no tórax não cessaram e ele começou a sentir dificuldades para respirar, mas mesmo assim o médico que o atendeu teria lhe dispensado para casa e receitou outra medicação (Prednisona 20mg) e, caso piorasse ele poderia voltar.

Chegando em casa, a companheira do jovem percebeu que seu estado piorou, tendo o seu rosto e olhos ficando completamente inchados. Desesperada, já por volta das 18h52, ela ligou para o SAMU (192), que foi buscá-lo em sua casa no CDHU e o levou novamente para a UPA, porém ao chegarem, receberam a informação de que não teria médico para realizar o atendimento e foi providenciado um médico do próprio SAMU, que, aí sim, pediu para que fossem realizados exames de raio-x, sendo detectado que o lavador sofreu uma perfuração no pulmão e já iniciaram o processo de drenagem. O jovem ficou ainda até 0h08 deste domingo, 3, aguardando uma vaga na Santa Casa de Ourinhos, onde teve o seu quadro estabilizado.

A mãe do jovem contou que a médica que atendeu o filho na Santa Casa de Ourinhos, disse que se o jovem tivesse demorado mais cinco minutos para ser atendido no hospital, certamente ele teria morrido. 

O caso foi registrado e deverá ser apurado. 

O Passando a Régua enviou um e-mail para o setor de comunicação da Organização Social Pró-Vida, que administra a UPA de Ourinhos e aguarda uma resposta sobre o episódio. O e-mail também foi direcionado à Prefeitura de Ourinhos que deve realizar a fiscalização na unidade e verificar se o serviço está sendo realizado com competência.  

Fonte: RBO: 23/2021 (CPJ de Ourinhos)