Flávio Bolsonaro diz ter sido escolhido pelo pai para disputar a Presidência em 2026

Compartilhe:
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (5) que foi escolhido pelo pai, Jair Bolsonaro, para ser o candidato do PL à Presidência da República em 2026. A confirmação foi feita em publicação nas redes sociais, na qual o parlamentar declarou receber “com grande responsabilidade” a missão de dar continuidade ao projeto político do ex-presidente.

Impedido de concorrer devido às condenações no STF e no TSE por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro cumpre pena e está preso em Brasília. De acordo com aliados, o ex-presidente manifestou sua decisão em conversas recentes com Flávio, que tem atuado como seu representante político durante a prisão. O senador visitou o pai na última terça-feira (2), na Superintendência da Polícia Federal.



A indicação encerra, ao menos por ora, a disputa interna pelo apoio de Bolsonaro dentro do PL. Nomes como o do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) chegaram a ser cotados. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), irmão de Flávio e também mencionado como possível pré-candidato, declarou apoiar “100%” a escolha.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou publicamente a indicação: “Bolsonaro falou, está falado”, disse ao g1. Em nota, o PL reforçou que Flávio é o nome escolhido para representar o partido na disputa presidencial.

Em sua publicação, Flávio Bolsonaro criticou o governo Lula e afirmou que o Brasil “vive dias difíceis”, citando aumento de impostos, insegurança e falta de perspectivas para jovens. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também se manifestou, desejando sabedoria ao parlamentar.

Segundo aliados, Flávio deve intensificar sua presença em eventos e ampliar a projeção nacional nos próximos meses, embora membros do próprio PL avaliem que sua pré-candidatura ainda precisa ganhar competitividade. Ele tem 44 anos, é advogado, empresário, ex-deputado estadual no Rio e cumpre mandato no Senado até 2027.