A onda de frio vinda da Argentina começou a derrubar as temperaturas afetando principalmente as regiões Sul e Sudeste do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas são esperadas principalmente entre as áreas do norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com acumulados previstos que deverão ultrapassar os 80 mm. Em Ourinhos (SP) tem previsão chuva até esta sexta-feira,19, mas a temperatura deverá cair muito, chegando aos 8ºC na manhã de sábado, 20.


A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre a chegada de uma onda de frio no interior de São Paulo a partir desta quinta-feira (18). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio avança sobre a região e derruba as temperaturas.
No centro-oeste paulista, a região de Bauru (SP) tem mínima prevista de 6ºC. Já em Marília (SP), a mínima prevista é de 8°C.
A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde.
Segundo a Defesa Civil, no frio extremo, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório aumenta. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.
Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de baixas temperaturas, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na sexta-feira (19) e no sábado (2), vão predominar as baixas temperaturas (veja previsão abaixo).
Gradativamente, ao longo da semana, principalmente depois de domingo, as temperaturas devem se elevar. Porém, a sensação de frio deve permanecer até o começo da próxima semana.





