O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, juntamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgaram hoje um plano que visa reduzir os preços dos veículos no país. Com o intuito de estimular a indústria automobilística e animar os consumidores, o programa conta com um investimento de R$ 1,5 bilhão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia manifestado sua preocupação com os preços elevados dos automóveis no Brasil, o que motivou a equipe econômica a elaborar medidas para solucionar essa questão.
De acordo com o plano anunciado, os descontos nos veículos poderão variar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. Para carros com valor de até R$ 120 mil, os descontos poderão chegar a 11,6%. No entanto, os veículos que desejarem usufruir do desconto máximo deverão atender a critérios sociais, ambientais e de densidade industrial.
Além disso, serão concedidos subsídios para a redução dos preços dos caminhões e ônibus. Para se beneficiarem do programa, os motoristas deverão adquirir um caminhão ou ônibus licenciado, com mais de 20 anos de fabricação, e enviar o veículo antigo para reciclagem. O valor pago pelo caminhão velho será incluso no desconto oferecido pelo programa, variando entre R$ 33 mil e R$ 99 mil, dependendo do tamanho do veículo e de critérios relacionados à sua emissão de poluentes.
O governo reservou R$ 500 milhões para automóveis, R$ 700 milhões para caminhões e R$ 300 milhões para vans e ônibus, totalizando o montante de R$ 1,5 bilhão destinado ao programa. Quando essa quantia for atingida, o programa será encerrado.
Com essas medidas, espera-se impulsionar a indústria automobilística e incentivar a compra de veículos, contribuindo para o aquecimento da economia. O governo acredita que a redução dos preços dos automóveis e a renovação da frota de caminhões e ônibus trarão benefícios tanto para os consumidores quanto para o setor produtivo do país.
As ações anunciadas pelos ministros Alckmin e Haddad refletem o compromisso do governo em promover medidas que visam fortalecer a indústria nacional e melhorar as condições econômicas do país. A expectativa é de que essas iniciativas possam trazer resultados positivos tanto no curto quanto no longo prazo, impulsionando a economia e beneficiando os brasileiros.
O plano prevê:
- desconto de R$ 2 mil até R$ 8 mil no preço final de carros
- subsídios para a redução do preço dos caminhões e de ônibus
- No total, o governo reservou R$ 1,5 bilhão para o programa. Serão distribuídos assim:
- R$ 500 milhões automóveis
- R$ 700 milhões caminhões
- R$ 300 milhões para vans e ônibus
- Quando atingir o R$ 1,5 bilhão, o programa será encerrado.
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.



