Governo Lula vai taxar carro elétrico e placas solares importados a partir desta segunda-feira

Compartilhe:

A partir desta segunda-feira (1⁰), o governo federal implementará um aumento no imposto de importação sobre veículos elétricos e placas solares. A medida foi anunciada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em entrevista neste domingo (31).

Os recursos provenientes do aumento da tributação serão destinados para custear dois programas ambientais do governo: o "Mobilidade Verde e Inovação - Mover," criado por medida provisória, e o programa de depreciação acelerada, enviado ao Congresso por projeto de lei em regime de urgência.

O programa Mover concederá, em 2024, R$ 3,5 bilhões em créditos financeiros para empresas investirem em descarbonização e atenderem aos requisitos do programa. Uma parte significativa desse valor, R$ 2,9 bilhões, já está prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA). Os R$ 600 milhões restantes serão compensados pelo aumento gradual do imposto de importação para veículos elétricos até 2026, incentivando a produção nacional.

A resolução que elevou as alíquotas foi publicada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) em novembro, estabelecendo taxas progressivas para veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos ao longo dos próximos anos.

Além disso, o programa de depreciação acelerada, com renúncia fiscal da União de R$ 3,4 bilhões em 2024 e 2025, será compensado pelo aumento do imposto de importação para placas solares. A decisão inclui o fim da redução temporária a zero do imposto de importação para painéis solares montados, resultando em uma taxa de 10,8% a partir de janeiro de 2024.

Placa solar é alternativa para economia sustentável — Foto: Multisoluções & Cia/Divulgação

Geraldo Alckmin destacou a intenção do governo em incentivar a produção nacional de placas solares, oferecendo cotas graduais em três anos para empresas que optem por fabricar no Brasil. O ministro também revelou planos para uma segunda fase do programa, mais robusta, a ser lançada nos próximos meses.

Câmara de Comércio Exterior (Camex), em novembro. Veja as novas taxas:

Veículos híbridos

  • 15% em janeiro de 2024;
  • 25% em julho de 2024;
  • 30% em julho de 2025;
  • 35% em julho de 2026.

Híbridos plug-in

  • 12% em janeiro de 2024;
  • 20% em julho de 2024;
  • 28% em julho de 2025;
  • 35% em julho de 2026.

Elétricos

  • 10% em janeiro de 2024;
  • 18% em julho de 2024;
  • 25% em julho de 2025;
  • 35% em julho de 2026.
⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.