Homem é preso após furto a residência e perseguição policial em Ipaussu

Compartilhe:
Um homem de 59 anos, identificado como Ubiratan D. D. T. R., foi preso na tarde deste domingo, 15, em Ipaussu (SP), acusado de envolvimento em um furto qualificado a uma residência localizada no cruzamento da Rua Luiz de Coelho com a Avenida Rui Barbosa. A prisão ocorreu após uma sequência de crimes que incluiu fuga, acidente de trânsito e ameaça a policial militar.

Segundo informações da Polícia Militar, durante a tarde, três indivíduos teriam invadido uma casa mediante escalada e em concurso de pessoas, de onde subtraíram relógios e outros objetos pessoais da vítima um senhor de 72 anos. Após o crime, os suspeitos fugiram do local. Ubiratan foi localizado dirigindo um veículo VW Virtus Exclusive, cinza, com placas de Praia Grande (SP), onde foram encontrados os objetos furtados, reconhecidos pela vítima. (carro aparece no vídeo abaixo).

Durante a abordagem, Ubiratan desobedeceu a ordem de parada dos policiais e fugiu em alta velocidade. Pouco depois, perdeu o controle do carro e colidiu contra um veículo estacionado. Após a detenção, a PM constatou que o VW Virtus estava com placas clonadas e que o veículo era, na verdade, produto de roubo, conforme boletim eletrônico GL3897-4/2025. A numeração do chassi revelou a placa original: DTV5F21.

Além do furto e da receptação, o acusado foi autuado também por ameaça. Conforme o relato do PM, durante a apresentação da ocorrência, Ubiratan teria se identificado como integrante da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e ameaçado o policial de morte, dizendo que “mandaria alguém matá-lo” como retaliação pela prisão.

Na delegacia, Ubiratan exerceu o direito constitucional de permanecer em silêncio e optou por não comunicar sua prisão a familiares, nem se fazer acompanhar por advogado. A res furtiva foi devolvida ao legítimo proprietário e o veículo foi recolhido ao permissionário legal.

A residência alvo do furto foi periciada, enquanto o local do acidente foi preservado pelos policiais militares.

O indiciado foi autuado nos artigos 155, § 4º, incisos II e IV (furto qualificado), 180 (receptação) e 147 (ameaça) do Código Penal. Ele permanecerá preso na Central de Polícia Judiciária de Ourinhos, à disposição da Justiça. Foi ainda expedida requisição para exame cautelar no IML. As oitivas foram registradas por meio audiovisual.


Informações: Boletim Nº: IR7186-2/2025 - 2ª Edição Iniciado: 15/06/2025 17:02 e Emitido:15/06/2025 às 22:02