Homem é preso e multado em R$ 86 mil por transporte ilegal de aves silvestres em Avaré

Compartilhe:
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante e multado em R$ 86.500,00 neste domingo (23) por transportar aves silvestres ilegalmente dentro de um ônibus intermunicipal, em Avaré (SP).

Segundo a Polícia Militar, a equipe recebeu uma denúncia informando que um passageiro, a caminho de Avaré, falava ao celular demonstrando pressa para desembarcar rapidamente ao chegar no destino. Diante da suspeita, os policiais aguardaram o ônibus no Terminal Rodoviário de Avaré e, durante o desembarque, abordaram o homem.

Na revista pessoal, os agentes encontraram oito caixas de papelão com furos dentro de uma mochila e de uma sacola. No total, ele transportava 20 pássaros silvestres, sendo:
  • 15 azulões (dois deles mortos devido ao transporte),
  • 2 graúnas,
  • 3 coleirinhas.


Diante dos fatos, o homem foi preso por transporte ilegal de animais silvestres e maus-tratos, conforme os artigos 29 e 32 da Lei Ambiental 9.605/98. A Polícia Militar Ambiental foi acionada para identificação das espécies e aplicação da multa.

A voz de prisão foi ratificada no Plantão Policial, e o suspeito permanece detido, à disposição da Justiça para audiência de custódia. As aves sobreviventes foram devolvidas à natureza pela equipe da Polícia Ambiental.