Incêndio em Timburi continua ativo e já destruiu mais de 35 hectares da Mata Atlântica

Compartilhe:
O incêndio de grandes proporções que começou no último domingo, 14, em uma área de camping em Timburi (SP) segue ativo nesta terça-feira (16) e já avançou sobre uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Roberto Carlos Fonseca, mais de 35 hectares foram consumidos pelas chamas.

O caso já havia sido noticiado e mobiliza desde então equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que enfrentam dificuldades para conter o fogo em pontos de difícil acesso. Um helicóptero Águia da Polícia Militar e uma aeronave da Defesa Civil do Estado foram solicitados para reforçar a operação. Imagens de drone mostram que o fogo ultrapassou a altura das árvores e formou uma densa nuvem de fumaça. Equipes de Ourinhos (SP) atuam combatendo o fogo rasteiro no local, mas alguns trechos não são possíveis de alcançar.

Apesar do clima nublado nesta terça ter reduzido a intensidade do incêndio, há preocupação de que, com o aumento da temperatura ao longo do dia, as chamas possam se espalhar para novas áreas. Este já é o terceiro dia consecutivo de combate ao incêndio.

Enquanto isso, em Taquarituba (SP), outro incêndio de grandes proporções foi registrado na noite de segunda-feira (15), em uma área de banhado nos fundos da Capal. O fogo começou por volta das 19h30 e ameaçou residências e uma empresa agrícola. As equipes da Defesa Civil atuaram por cerca de três horas, utilizando aproximadamente 26 mil litros de água e a abertura de um aceiro para conter as chamas. A estimativa é de que 13.400 metros quadrados tenham sido atingidos.

Em Timburi, as investigações seguem para apurar se o incêndio pode ter origem criminosa, conforme informou a prefeitura.

Em Taquarituba (SP) equipes controlaram incêndio em área de banhado. — Foto: Divulgação/Defesa Civil