Infestação de pernilongos em Ourinhos gera protestos e pressão da Prefeitura sobre concessionária de saneamento

Compartilhe:
Moradores de diversos bairros de Ourinhos, especialmente da região da Cohab, têm enfrentado nas últimas semanas uma intensa infestação de pernilongos, gerando reclamações constantes nas redes sociais e junto ao poder público. Em resposta, o prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) utilizou seus perfis oficiais para denunciar o problema e cobrar providências da empresa Ourinhos Saneamento, concessionária responsável pelo tratamento de esgoto da cidade.

No domingo, 8, o prefeito informou que oficializaria a cobrança à empresa, exigindo ação imediata, com foco na aplicação de inseticidas nas lagoas de decantação, locais onde é despejado parte do esgoto do município. No dia seguinte, segunda-feira, hoje, dia 9, Gonçalves foi até o local e gravou um vídeo mostrando a situação crítica de uma dessas lagoas, completamente tomada por aguapés e com evidente proliferação de mosquitos.

"Vou mostrar pra vocês o maior absurdo que vocês já viram", afirmou o prefeito no início do vídeo. Indignado, ele destacou que antes da concessão do serviço, a antiga SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos) realizava regularmente a limpeza das lagoas e aplicava bioinseticidas, o que ajudava a controlar a proliferação dos mosquitos. Segundo ele, o problema atual é reflexo direto da falta de manutenção por parte da nova gestão do serviço.

Após a visita à lagoa, o prefeito se dirigiu à sede da Ourinhos Saneamento para cobrar pessoalmente uma data para início da limpeza. Em seu relato, afirmou ter recebido como justificativa a falta de funcionários e a necessidade de novas contratações para realizar o trabalho. "É engraçado que pra aumentar a conta da população tiveram capacidade, mas pra manter a cidade limpa e sem pernilongos, não", criticou.

A infestação tem afetado o bem-estar da população, especialmente em áreas mais próximas às lagoas, onde a concentração de mosquitos é maior. Os aguapés, favorecidos pelas temperaturas e umidade entre os meses de setembro e dezembro, se multiplicam rapidamente e criam ambiente propício para o surgimento de larvas de pernilongos.

O prefeito garantiu que a Prefeitura continuará cobrando com firmeza a concessionária até que o problema seja resolvido. “Vou ficar igual um carrapato em cima deles até a execução dessa limpeza”, declarou.

Até o fechamento desta reportagem, a Ourinhos Saneamento não havia se manifestado oficialmente sobre a situação.

A Prefeitura reforça que, embora o serviço esteja concedido a uma empresa privada, o município seguirá fiscalizando e pressionando pelo cumprimento das obrigações contratuais, em defesa da saúde pública e qualidade de vida da população ourinhense.