O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou quatro milhões de beneficiários para realizar a prova de vida, procedimento obrigatório para manutenção do pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios. O aviso está sendo enviado por meio do extrato bancário das instituições responsáveis pelos repasses.
Segundo o órgão, esses beneficiários não tiveram o procedimento confirmado automaticamente pelos sistemas do INSS, o que pode ocorrer, por exemplo, por meio de cruzamento de dados com outros registros oficiais. A partir da notificação, o segurado terá 30 dias para realizar a prova de vida, sob pena de bloqueio do benefício.
Como fazer a prova de vida
O processo pode ser feito de forma simples, online ou presencial:
Segundo o órgão, esses beneficiários não tiveram o procedimento confirmado automaticamente pelos sistemas do INSS, o que pode ocorrer, por exemplo, por meio de cruzamento de dados com outros registros oficiais. A partir da notificação, o segurado terá 30 dias para realizar a prova de vida, sob pena de bloqueio do benefício.
Como fazer a prova de vida
O processo pode ser feito de forma simples, online ou presencial:
- Pelo site ou aplicativo Meu INSS, com login e reconhecimento facial, quando solicitado;
- Em algumas instituições bancárias, diretamente na agência onde o benefício é pago, apresentando um documento oficial com foto;
- Em bancos que oferecem o serviço, também é possível realizar o procedimento pelo aplicativo ou site da instituição.
Atenção a golpes
O INSS reforça que não realiza visitas domiciliares, não liga, não envia mensagens, e-mails ou SMS para pedir a prova de vida. Qualquer contato solicitando informações pessoais, senhas ou documentos deve ser ignorado e denunciado.
A recomendação é que os segurados utilizem apenas os canais oficiais — como o portal ou aplicativo Meu INSS — para realizar o procedimento e garantir a continuidade do benefício.
O INSS reforça que não realiza visitas domiciliares, não liga, não envia mensagens, e-mails ou SMS para pedir a prova de vida. Qualquer contato solicitando informações pessoais, senhas ou documentos deve ser ignorado e denunciado.
A recomendação é que os segurados utilizem apenas os canais oficiais — como o portal ou aplicativo Meu INSS — para realizar o procedimento e garantir a continuidade do benefício.





