João Fonseca faz história e conquista seu primeiro título ATP em Buenos Aires

Compartilhe:
O jovem tenista brasileiro João Fonseca escreveu um novo capítulo na história do tênis nacional neste domingo, 16 de fevereiro de 2025. Aos 18 anos, ele conquistou seu primeiro título ATP ao vencer o argentino Francisco Cerundolo, número 1 do seu país e 28º do ranking mundial, por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 7/6) na quadra Guillermo Villas, em Buenos Aires.

A trajetória de Fonseca impressiona. No início de 2024, o jovem ocupava a 700ª posição do ranking e buscava aproveitar cada experiência no circuito profissional. Um ano depois, não apenas conquistou um troféu de nível ATP, como também tornou-se o brasileiro mais jovem a atingir tal feito. Com a conquista, o carioca salta para a 68ª colocação do ranking mundial, ganhando 580 posições desde fevereiro de 2024.

O primeiro campeão brasileiro do torneio de Buenos Aires foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001. Agora, Fonseca, que cresceu tendo o catarinense como inspiração, segue seus passos e leva novamente o troféu para o Brasil.

Caminho para o título
Fonseca teve uma campanha marcante no torneio. Derrotou três argentinos seguidos: Tomás Martín Etcheverry, Federico Coria e Mariano Navone. Na semifinal, superou o sérvio Laslo Djere e, na grande decisão, enfrentou Cerundolo diante de uma torcida fervorosa.

Durante o torneio, Cerundolo havia sofrido apenas três quebras de serviço, mas diante de Fonseca, o argentino cedeu quatro vezes ao jovem talento brasileiro.

A decisão
A final começou com Fonseca quebrando o serviço do argentino e confirmando a vantagem com um saque preciso. Cerundolo se recuperou e devolveu a quebra, mas Fonseca seguiu agressivo e fechou o primeiro set por 6/4.

No segundo set, o jogo seguiu equilibrado, com ambos os tenistas mantendo seus serviços. Fonseca quebrou o adversário mais uma vez, mas também cedeu uma quebra ao argentino, levando a decisão para o tie-break. No momento decisivo, o brasileiro abriu 4/0 e fechou a vitória com um impressionante 7 a 1.

A conquista de João Fonseca marca um novo capítulo para o tênis brasileiro, demonstrando a ascensão de um talento que pode brilhar ainda mais nos próximos anos. O Brasil celebra a ascensão de um novo ídolo nas quadras.