João Fonseca sobe ao 28º lugar do ranking mundial após título na Basileia

Compartilhe:
Cerca de oito horas após conquistar o maior título da carreira, o jovem tenista João Fonseca, de 19 anos e dois meses, teve confirmada sua nova posição no ranking da ATP: o 28º lugar do mundo. O resultado veio após o título no ATP 500 da Basileia, que rendeu ao carioca um salto de 18 posições.

Com o feito, Fonseca se junta a um seleto grupo de brasileiros que já figuraram entre os 30 melhores do planeta — Gustavo Kuerten, Thomaz Bellucci, Fernando Meligeni e Thomaz Koch.

Na temporada, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis (Itanhangá Golf Club), soma 25 vitórias em 40 jogos de nível ATP, além de dois títulos de Challenger (Canberra e Phoenix). Apesar do sucesso na Suíça, o maior salto de ranking do atleta ocorreu em fevereiro, quando o título do ATP 250 de Buenos Aires o levou do 99º ao 68º lugar.

Com poucos pontos a defender até o fim da temporada, João Fonseca deve seguir em ascensão. Nesta segunda-feira (27), ele estreia no Masters 1000 de Paris contra o canadense Denis Shapovalov, rival que derrotou nas quartas de final em Basileia.

O torneio francês será, a princípio, o penúltimo compromisso do número 1 do Brasil em 2025 — depois, ele deve disputar o ATP 250 de Metz ou de Atenas.