João Neto: As Fantásticas Casas da Estação!

Compartilhe:
A visão que eu tinha das casas, quando engraxava sapatos, aqui de frente a Estação de Trem de Ourinhos, era sensacional.

Construídas em nível superior à rua de paralelepípedos, davam a sensação de um imenso jardim suspenso, sim as oito casas, iguaizinhas, ajardinadas e arborizadas, padrão RFFSA.

Tempos absolutamente bicudos que, mesmo com tantas dificuldades sociais e familiares, não conseguiram apagar de mim a capacidade e a ternura de admirar a beleza da composição paisagismo x arquitetura.

Hoje, sentado aqui, percebo que não é sobre casas ou pessoas, é sobre sonhos e saudades - o sonho era morar numa dessas edificações, lindas, modernas, imponentes, esnobes... a saudade é o sentimento que ficou tatuado em meu coração, feito marcas que jamais se apagarão!


Hoje as casas lindas estão se deteriorando, judiadas, tanto quanto eu, não menos envelhecido com sinais de ranhuras na face!

Posso dizer que empatamos: depois de 50 e tantos anos, eu também apresento sinais de degradação! Envelheci!

Sentar aqui na mesma mureta de antigamente, na mesma estação, hoje silenciosa, carente de abraços e presença humana é um soco no estômago!

Como se vê tudo se perde, fica essa saudade dos tempos de sonhos, sonhos que jamais realizei, mais uma vontade que vai para minha imensa coleção de fracassos!

O tempo é, na verdade, uma baita fábrica de monstros, eu incluído... fazer o quê?
⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.