Jovem abordado com maconha é liberado após reconhecimento de uso compartilhado em Bernardino de Campos

Compartilhe:
Um jovem de 19 anos foi liberado após assinar termo de compromisso, na noite do último sábado (15), em Bernardino de Campos, depois de ser flagrado pela Polícia Militar com porções de maconha. A ocorrência foi registrada como uso compartilhado de drogas, conforme entendimento da autoridade policial.

Durante patrulhamento, a equipe da PM avistou uma Toyota Hilux estacionada, com dois rapazes — um no interior do veículo e outro ao lado — que demonstraram nervosismo ao perceber a viatura. Na abordagem, os policiais encontraram com M. E. C. cinco porções de maconha guardadas em uma pequena lata dentro de uma bolsa. Questionado, ele afirmou ser usuário há cerca de dois anos.

No interior do veículo, foi localizado ainda um cigarro de maconha parcialmente consumido, que, segundo M., havia sido fumado momentos antes com o amigo G. A. G. F., convidado por ele para consumir a droga conjuntamente. M. declarou ter comprado cerca de seis gramas de maconha tipo “flor” por R$ 150 de um traficante conhecido pela polícia.

Após depoimentos, a autoridade policial analisou o caso à luz dos quatro requisitos legais que caracterizam o uso compartilhado — eventualidade, ausência de lucro, vínculo de relacionamento e consumo conjunto — concluindo que a conduta se enquadrava no artigo 33, §3º da Lei de Drogas, e não no crime de tráfico.

A maconha foi apreendida e encaminhada para perícia, que confirmou a presença de THC, com massa líquida de 5,48 gramas (laudo 427261/2025).

Com isso, o jovem foi liberado após assinatura de termo, enquanto o material seguiu para os procedimentos legais.