A Justiça do Distrito Federal condenou André Felipe de Souza Alves Pereira por diversos crimes, incluindo vilipêndio a cadáver, divulgação do nazismo, xenofobia, racismo contra nordestinos, uso de documento público falso, atentado contra serviço de utilidade pública (escolas) e incitação ao crime. André Felipe havia sido preso em 17 de abril e confessou ter vazado fotos da autópsia do cantor Gabriel Diniz, morto em um acidente aéreo em 2019, e da cantora Marília Mendonça, que faleceu após a queda de um avião em 2021.
A sentença, publicada nesta quarta-feira, 27, foi proferida pelo juiz Max Abrahao Alves de Souza, da 2ª Vara Criminal de Santa Maria. O magistrado afirmou que André Felipe agiu com a intenção de "humilhar e ultrajar" os artistas, destacando que as imagens dos cadáveres eram amplamente apreciadas pelo público.
No total, André Felipe de Souza Alves Pereira foi condenado a 8 anos de reclusão e 2 anos e 3 meses de detenção. O regime inicial de cumprimento da pena será o semiaberto, e sua prisão foi mantida. As penas para cada crime imputado a ele incluem:
- Vilipêndio a cadáver: 01 (um) ano de detenção para cada crime (Marília Mendonça e Gabriel Diniz)
- Divulgação do nazismo: 02 (dois) anos de reclusão
- Crime de xenofobia: 02 (dois) anos de reclusão
- Crime de racismo de procedência nacional: 02 (dois) anos de reclusão
- Uso de documento falso: 01 (um) ano de reclusão
- Crime de atentado contra serviço de utilidade pública: 01 (um) ano de reclusão
- Incitação ao crime: 03 (três) meses de detenção
A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que representa André Felipe, não divulgou informações adicionais devido ao processo correr em segredo de Justiça. No entanto, o juiz destacou que a autoria e a materialidade dos crimes foram comprovadas com base em provas técnicas e depoimentos.
O réu confessou ser o responsável pelo perfil @Odim_XXX, usado para divulgar as fotos dos cadáveres, e um laudo da perícia criminal no celular dele corroborou a acusação. Além disso, informações indicaram que o mesmo perfil era usado para postagens ameaçadoras, com armas de fogo e conteúdo racista. O investigador Fabiano Belinaso Cervo identificou a conta vinculada a André Felipe como a responsável pelas divulgações das fotos dos artistas falecidos.
Com informações do site do Globo
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.



