Leonardo Sica é eleito presidente da OAB-SP para o triênio 2025-2027

Compartilhe:
Leonardo Sica, atual vice-presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), foi eleito nesta quinta-feira (21) para presidir a entidade no triênio 2025-2027. Ele substitui Patrícia Vanzolini, que assumirá uma vaga no Conselho Federal da OAB por São Paulo. A vice-presidente eleita é Daniela Marchi Magalhães, atual secretária-geral da entidade.

Essa foi a primeira eleição da OAB-SP realizada de forma totalmente online, com a chapa de Sica obtendo 52,4% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou Caio Augusto Silva dos Santos, com 21,65%, seguido por Carlos Kauffmann (11,75%), Alfredo Scaff Filho (7,43%), Paulo Roberto Quissi (3,37%) e Renato Ribeiro de Almeida (3,11%).

Quem é Leonardo Sica?
Natural de Mogi das Cruzes (SP), Sica é advogado criminalista, sócio do escritório Sica Advocacia e formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu mestrado e doutorado em Direito Penal. Foi presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) entre 2015 e 2016 e, na última gestão, ocupou a vice-presidência da OAB-SP.

Alta participação no pleito online
A eleição contou com a participação de 78,06% dos 320.918 advogados aptos a votar, número expressivamente superior às edições anteriores, que registravam cerca de 50% de adesão. Foram computados 250.512 votos, com 11.950 brancos (4,77%) e 15.901 nulos (6,35%). A votação era obrigatória para profissionais com inscrição ativa, exceto para aqueles com mais de 70 anos, para quem o voto era facultativo.

Os eleitores que não participaram sem apresentar justificativa terão até 24 de dezembro para regularizar a situação pelo site da eleição. Caso contrário, será aplicada uma multa correspondente a 20% do valor da anuidade.

Segurança reforçada e tentativas de fraude
Apesar de cinco tentativas frustradas de fraude, o sistema online garantiu a segurança do processo eleitoral, conforme destacou Marcio Kayatt, presidente da Comissão Eleitoral da OAB-SP. Entre os casos, houve tentativas de se passar por outros eleitores utilizando biometria, votações duplicadas e ações automatizadas para acessar o sistema. Todas as tentativas foram barradas pelo sistema da Webvoto, empresa responsável pelo processo.

A eleição também definiu os presidentes das 257 subseções da OAB-SP, com os resultados disponíveis no site oficial do pleito.