A enxurrada que atingiu os municípios do litoral norte de São Paulo nesse fim de semana é considerada uma das maiores tragédias da história do estado, segundo o governo. Com 40 mortes confirmadas, o temporal foi também o maior acumulado de chuva que se tem registro no país, com 682 milímetros (mm) e um rastro incalculável de destruição. Ainda há 40 pessoas desaparecidas, com mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados. Dos mortos, 39 foram em São Sebastião e um em Ubatuba. Equipes do município com psicólogas e assistentes sociais fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas. Sete corpos foram identificados e liberados para o sepultamento. São dois homens adultos, duas mulheres adultas e três crianças.
Identificação
A Polícia Técnico Científica avança no trabalho de identificação das pessoas que morreram em decorrência do temporal, em especial nas cidades de São Sebastião e Ubatuba. As equipes do Instituto Médico Legal (IML) de Caraguatatuba e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) de Ubatuba foram reforçadas na manhã dessa segunda-feira, com a chegada de 40 profissionais, entre médicos legistas, peritos e assistentes, e mais 12 papiloscopistas do Instituto de Identificação da Polícia Civil.
Acumulado de chuva
O acumulado de chuva nas cidades do litoral norte paulista superou o da cidade fluminense de Petrópolis, em 2022, na região serrana do Rio, que teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas. Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia.
O município de São Sebastião foi um dos mais afetados neste feriado prolongado de carnaval, com deslizamentos de encostas, alagamentos e bairros isolados devido à interdição de vias de acesso. O número de mortos já supera a tragédia de Franco da Rocha, em 2022, com o deslizamento que matou 18 pessoas. O acumulado de chuva nessa oportunidade foi de 70 milímetros em 24 horas.
Na história de São Paulo, a maior tragédia ocorreu em 18 de março de 1967 no município de Caraguatatuba, quando as fortes chuvas causaram o desmoronamento de encostas e centenas de casas foram soterradas. Segundo a contagem feita na época, 487 pessoas morreram, mas estima-se que o número de óbitos tenha sido muito maior.
O temporal registrado no litoral norte, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden), resultou no acumulado de 682 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba.
Vistoria
O governador Tarcísio de Freitas visitou, na tarde de hoje trechos da rodovia Rio-Santos que estão total ou parcialmente interditados por causa dos deslizamentos. A região que vai da Barra do Sahy até Boiçucanga, no município de São Sebastião, está ilhada por conta das interdições.
Este trecho da rodovia engloba, além de Barra do Sahy e Boiçucanga, as praias da Baleia e Camburi e está interditado por conta de queda de barreiras.
Estradas
Neste momento, várias rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão com pontos de interdição total e parcial. A rodovia Dr. Manoel Hyppólito Rego (SP-055) está totalmente fechada, devido a queda de barreiras, nos quilômetros 157 ao 162 e no quilômetro 174.
A mesma rodovia está parcialmente interditada, devido a queda de barreiras e árvores, nos quilômetros 61, 66, 84, 87, 95, 136 e 142.
Mogi-Bertioga
A rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) está interditada, em razão do rompimento de tubulação, na altura do km 82, em Biritiba Mirim. Também há interdição parcial nos km 90 e 91, devido à queda de barreira; e no Km 87, devido a uma erosão. Uma equipe do DER esteve no local e avalia as obras emergenciais que serão necessárias para recuperação da via. Caso necessário o deslocamento, os motoristas devem usar como rotas alternativas as rodovias do Sistema Imigrantes/Anchieta (SP-160 e SP-150). Devido a uma queda de barreira no km 174+500 da SP-055, na Praia do Juquehy, o acesso a uma rota alternativa pela Rodovia dos Tamoios está interditado para quem está entre Bertioga e Juquehy.
Equipes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) prestam apoio na região. Grupos de trabalho estão neste momento nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba para auxiliar no socorro às vítimas.
Rodovias Concessionadas
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informa que não há interdição nas rodovias estaduais concedidas. O tráfego está normal nas principais rodovias que dão acesso ao interior paulista. Para quem segue no sentido do litoral há pontos de congestionamento, por conta da neblina.
A rodovia dos Tamoios também apresenta tráfego normal, sem congestionamentos. O mesmo acontece na rodovia Castello Branco-Raposo Tavares; no Sistema Anhanguera-Bandeirantes e também na rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto.
Exército
O Exército Brasileiro reforçou o efetivo destacado para as ações de resgate e salvamento no litoral norte do Estado de São Paulo. Nesta tarde, 30 viaturas com 380 militares, oriundos da Brigada Aeromóvel, de Caçapava, chegaram para apoiar as tropas em atuação no local.
As atividades de busca, atendimento e remoção das vítimas segue de forma ininterrupta desde a madrugada de domingo (19). Mais de 600 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, realizam os trabalhos. A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo Estado
Atendimento
A Secretaria de Estado da Saúde informa que 18 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas foram atendidas, até o momento, no Hospital Regional do Litoral Norte. Deste total, seis estão em estado grave e 13 estáveis. Outros dois pacientes já receberam alta hospitalar e outras duas, uma grávida e uma puérpera, foram transferidas para o Hospital Stella Maris.
Água
Os técnicos da Sabesp seguem trabalhando para o restabelecimento dos sistemas de abastecimento de água na região atingida pelos temporais. Em São Sebastião e Ilhabela, 39 caminhões-tanque da companhia realizam o abastecimento emergencial até a regularização total dos sistemas. A produção de água em Maresias foi retomada e mais de 8 mil imóveis já estão com o abastecimento em recuperação (Maresias e Barra do Una).
Em Caraguatatuba, e Ubatuba, os sistemas de abastecimento continuam em processo de recuperação.
Ajuda humanitária
O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) recebe doações para as vítimas das chuvas do litoral norte paulista. As principais necessidades, segunda a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas em bom estado para uso. As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista.
O fundo também disponibilizou duas contas bancárias para os interessados em fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas. Com o valor arrecadado, o Fundo Social fará a compra de cestas básicas e cobertores para o atendimento às vítimas. Todos os produtos serão encaminhados à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, que será responsável pela distribuição às famílias.
Como doar
As doações podem ser feitas na sede do Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro e nas regionais municipais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP).
Pontos de Arrecadação
Fundo Social da Prefeitura de São Sebastião
Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro. Telefone: (12) 3892-4991;
Regionais da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP)
Regional Centro
Rua João Cupertino dos Santos, 249, Centro. Telefone: (12) 3891-2050;
Regional Topolândia
Avenida Professor Dr. José Machado Rosa, 171. Telefone (12) 3893-1305;
Regional Costa Norte
Rua do Parque, 04, (12) 3861-1234;
Regional Maresias
Avenida Dr. Francisco Loup, 1.316. Telefone (12) 3865-7094;
Regional Boiçucanga
Avenida Walkir Vergani, 36. Telefone (12) 3865-1550;
Regional Juquehy
Rua Benedito Maurício Faustino, 101. Telefone (12) 3863-1473;
Regional Boraceia
Alameda Ribeirão Pires, 339. Telefone (12) 3861-1981.
Caraguatatuba
As doações serão recebidas no Centro Esportivo Municipal (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia.
CUFA
A Central Única das Favelas e a FNA-Frente Nacional Antirracista lançaram a Campanha S.O.S São Paulo e estão arrecadando donativos para as pessoas que ainda sofrem as consequências da catástrofe, em especial no litoral norte. Veja como doar.
Via Pix: doacoes@cufa.com.br;
Via TED: CNPJ CUFA: 06.052.228/0001-01;
Bradesco - 237 Ag: 0087 C/C: 3582-3;
Itaú - 341 Ag: 0402 C/C: 17369-4;
Quem puder ajudar pode fazer doação de roupas, colchões e alimentos em qualquer CUFA de São Paulo. Principalmente nas que estão localizadas no Litoral Norte e Baixada Santista.
Telefone Coordenação Baixada Santista: (13)99720-2382
ONG Gerando Falcões
A ONG Gerando Falcões vai fazer “matchfunding”, ou seja, colocando um real para cada real doado pela sociedade, com limite de R$ 1 milhão. O valor arrecadado será utilizado para compra de alimentos, roupas, colchões e kits de higiene
“Diante da situação gravíssima causada pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo, a ONG Gerando Falcões está ativando a campanha #tamojunto para ajudar a população afetada pelas enchentes”, informou em comunicado.
Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir e fazer doações por meio do site https://gerandofalcoes.com/tamojunto/ ou fazer um depósito via Pix, o CNPJ da instituição é a chave: 18.463.148/0001-28.
Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha São Paulo iniciou nesta segunda-feira (20) uma campanha para a arrecadação de doações para as vítimas das chuvas que atingiram o litoral paulista.
São duas formas de participar da campanha:
Doações em dinheiro via Pix: soschuvas@cruzvermelhasp.org.br;
Doação de itens como água, alimentos não perecíveis, roupas e colchões na sede diretamente na sede da entidade: Avenida Moreira Guimarães, 699.
Fundo Social de São Paulo
O Fundo Social de São Paulo recebe doações para as vítimas das chuvas. As principais necessidades, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, são alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso.
As entregas podem ser feitas no depósito do FUSSP, localizado na Avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O recebimento das doações será realizado entre 8h e 17h. Após a arrecadação, as doações serão encaminhadas às cidades atingidas, pela Defesa Civil.
Fonte: Agência Brasil
Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.



