Lula passa por cirurgia de catarata sem intercorrências e deve retomar agenda na segunda-feira

Compartilhe:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi submetido, na manhã desta sexta-feira (30), a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, em Brasília. O procedimento foi realizado no CBV Hospital de Olhos, para onde o presidente chegou por volta das 7h25, deixando a unidade hospitalar cerca de duas horas e meia depois, por volta das 10h.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que a cirurgia ocorreu “sem intercorrências” e que o presidente já recebeu alta médica. Após o procedimento, Lula seguirá em repouso nesta sexta-feira e durante o fim de semana, na residência oficial da Granja do Torto. A previsão é de que ele retome as atividades de rotina na próxima segunda-feira (2), permanecendo em acompanhamento médico habitual.

A cirurgia de catarata é considerada simples e de rápida recuperação. A condição ocorre quando o cristalino — lente natural do olho — torna-se opaco, provocando perda progressiva da visão. O tratamento é exclusivamente cirúrgico, com a substituição do cristalino por uma lente artificial. Geralmente, o paciente recebe alta no mesmo dia e pode retomar as atividades em poucos dias. Em 2020, Lula já havia passado por procedimento semelhante no olho direito, também sem complicações.

Na quinta-feira (29), véspera da cirurgia, o presidente esteve no hospital para a realização de exames pré-operatórios e, após os compromissos médicos, manteve agendas na Granja do Torto.

Desde o fim de 2022, Lula já passou por ao menos quatro procedimentos cirúrgicos. Em novembro daquele ano, realizou a retirada de uma leucoplasia na prega vocal esquerda, após apresentar rouquidão. Em setembro de 2023, foi submetido a uma artroplastia total do quadril direito para tratar artrose. Ainda em 2023, passou por uma blefaroplastia bilateral para correção do excesso de pele nas pálpebras. Já em dezembro de 2024, foi operado para a drenagem de um hematoma intracraniano, decorrente de uma queda sofrida em outubro.