McDia Feliz 2024 acontece neste sábado (24) em todo o país

A arrecadação com as vendas do sanduíche Big Mac será revertida para projetos das áreas da saúde e da educação infanto-juvenil, e para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Em Ourinhos, a ação será direcionada a Casa Ronald McDonald em Jaú, através da RECCO (Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos).
Compartilhe:
O McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis do Brasil, acontece neste 24 de agosto em todo o país. No dia da campanha, toda a renda gerada com as vendas de sanduíches Big Mac (exceto alguns impostos) será revertida para o Instituto Ronald McDonald, que atua para promover o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, e para o Instituto Ayrton Senna, que colabora para ampliar oportunidades para jovens por meio da educação pública de qualidade. Em Ourinhos, a arrecadação será direcionada a Casa Ronald McDonald Jahu, fundada em 2012 em Jaú (SP), com o propósito de acolher vidas e transformar histórias. A arrecadação será feita através da RECCO (Rede de Combate ao Câncer de Ourinhos). Em Ourinhos só vale a compra na loja do Mc Donald da Avenida Luiz Saldanha Rodrigues, em Ourinhos (SP). 

Lá na Casa Ronald McDonald Jahu são oferecidos gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte para o Hospital Amaral Carvalho, atividades, acolhimento e muito mais, para crianças e adolescentes com câncer, junto a seus acompanhantes, que vêm de todas as regiões do país para realizar o tratamento no hospital, referência no tratamento de câncer e transplante de medula óssea na América Latina.

Isso é possível com o apoio do Instituto Ronald McDonald, através de ações de captação de recursos como o McDia Feliz, do Hospital Amaral Carvalho, e de doações de empresas parceiras e pessoas físicas.

A rede ampliará seu impacto positivo na sociedade e destinará uma parte da renda obtida com a venda de cada Big Mac (R$1 de cada sanduíche) para contribuir com a recuperação dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O valor se somará a um Fundo Aberto criado pela Arcos Dorados (saiba mais abaixo) e administrado pelo Instituto Ronald McDonald, exclusivamente para gerir ações que contribuam com a recuperação do Rio Grande do Sul.

A campanha faz parte da estratégia de atuação ESG da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, chamada Receita do Futuro, cujo compromisso é ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade e impactar positivamente as comunidades onde atua por meio de iniciativas socioambientais, além de ser a maior ação social do McDonald’s do Brasil.

Para saber mais sobre a venda de tíquetes e restaurantes participantes, acesse o 
regulamento da campanha.

Sobre o Fundo Aberto 
A Arcos Dorados, em conjunto com os seus Franqueados, lançou, em 21 de maio de 2024, um Fundo Aberto para arrecadação de recursos administrado pelo Instituto Ronald McDonald, para contribuir com a recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. O Fundo nomeado “Aliança pela Vida” tem como prioridade inicial a implementação de projetos ligados às seguintes frentes:  
  • Segurança Alimentar: Suporte básico de alimentos para famílias. 
  • Água Potável: Garantir acesso a água potável nas moradias reestabelecidas ou novas moradias. 
  • Saúde: Acesso e navegação de pacientes no SUS, controle de novas doenças e suporte ao reestabelecimento da saúde física e mental. 
  • Resgate Cidadania: Acesso à direitos, documentos e empoderamento das Famílias. 
Para execução dos projetos relacionados ao fundo, o Instituto Ronald McDonald contará com uma equipe de Operações Especiais localizada em Porto Alegre que atuará diretamente na gestão e execução dos projetos junto à comunidade local, garantindo o suporte necessário às famílias. Os projetos serão articulados com outras organizações e esferas governamentais de forma a não haver sobreposição de esforços, potencializando os recursos para o impacto social.

Todos os projetos seguirão os mesmos processos de transparência do portifólio já executado pelo Instituto e uma equipe especializada realizará o acompanhamento das prestações de contas. Ainda, todos passarão por auditoria independente. As informações dos resultados e prestações de contas serão publicadas no relatório de atividades da organização, assim como no portal atualmente está em fase de desenvolvimento para o projeto. As atualizações serão periódicas conforme o cronograma de execução dos projetos. As doações para o fundo podem ser realizadas diretamente através do pix: 
emergencias@instituto-ronald.org.br. Além disso, na edição de 2024 do McDia Feliz, uma parte da renda obtida com a venda do Big Mac (R$ 1 de cada sanduíche) também será destinada para contribuir com a recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul.  

Sobre o McDia Feliz
O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha faz parte da estratégia de atuação ESG da Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s na América Latina e Caribe, chamada Receita do Futuro, cujo compromisso é ser parte ativa da solução dos desafios da sociedade e impactar positivamente as comunidades onde atua. Em 2023, o McDia Feliz celebrou um importante marco, tornando-se a maior edição da história da campanha, com arrecadação recorde de R$ 26,6 milhões.

Desse total, cerca de R$ 21 milhões foram destinados ao Instituto Ronald McDonald, que está beneficiando 78 projetos de 51 instituições que atuam com oncologia pediátrica em 42 cidades brasileiras. Cerca R$ 5,6 milhões tiveram como destino o Instituto Ayrton Senna para atender a mais de 500 mil estudantes de redes públicas e capacitar mais de 5 mil educadores por meio de sete projetos educacionais em todo o Brasil. Realizado no país desde 1988, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz. Para saber mais, acesse o site: 
Link.