Mecânico morre horas após colonoscopia em clínica particular e família suspeita de erro médico no interior de SP

Compartilhe:
Um mecânico de 64 anos morreu na segunda-feira (5), poucas horas após se submeter a um exame de colonoscopia em uma clínica particular de São José do Rio Preto (SP). A família suspeita de erro médico, após notar sangramento logo após o procedimento. O caso é investigado como morte natural, e o corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para exames necroscópicos.

Segundo apurado, Altamir Aparecido Bracciali Vieira realizou exames de colonoscopia e endoscopia de rotina, solicitados pelo médico. Ainda na clínica, familiares perceberam que o paciente apresentava sangramento ao se levantar da maca. Após a recuperação da anestesia, ele foi liberado e retornou para casa.

Em casa, Altamir relatou dores no esôfago e no estômago e, em seguida, passou mal. Conforme relato da família, ele ingeriu sopa e disse que beberia água com gás para tentar aliviar o desconforto. No entanto, os sintomas persistiram e ele vomitou, passando depois a não responder aos chamados, até perder a consciência. O Samu foi acionado, mas a equipe constatou o óbito no local.


Declaração de óbito de Altamir Aparecido Bracciali, que morreu em São José do Rio Preto (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Uma familiar, que preferiu não se identificar, afirmou que a desconfiança de erro médico está relacionada ao volume de sangue observado. A declaração de óbito indica que a morte ocorreu em decorrência de um quadro cardíaco grave, com infarto e doença coronariana, agravado por hipertensão e diabetes. A família, no entanto, nega histórico de problemas cardíacos e afirma que Altamir realizava exames periódicos, aguardando agora os resultados dos laudos necroscópicos para esclarecimento do caso.

Em nota, a Clínica Kaiser informou que os exames endoscópicos são procedimentos rotineiros, realizados dentro de protocolos técnicos, éticos e de segurança, com acompanhamento anestésico e monitorização contínua. A clínica explicou que pequenos sangramentos locais podem ocorrer após intervenções como polipectomia, sendo considerados eventos esperados e geralmente autolimitados. Ressaltou ainda que intercorrências clínicas que acontecem horas depois, em domicílio, podem estar relacionadas a condições pré-existentes, não necessariamente ao procedimento. Por fim, a clínica manifestou solidariedade à família e afirmou estar à disposição para esclarecimentos.